Mercado
Jadlog cresce e ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão de faturamento
Empresa obtém o seu melhor resultado ao crescer em movimentações de encomendas mais de 100% em relação a 2019
07/04/2021 15h25
Por:
Bruno Tortorello, presidente da Jadlog

Em um ano desafiador como foi 2020, a Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas expressas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do e-commerce, obteve o melhor resultado em seus 15 anos de existência, ao crescer em movimentações de encomendas mais de 100% em relação a 2019, e ultrapassar a marca de R 1 bilhão de faturamento em 2020.

Essa conquista, fruto da prestação de um dos serviços mais essenciais em período de pandemia, que são as coletas e entregas das encomendas adquiridas via e-commerce, é muito representativa e rendeu à empresa o Business Award 2020, a premiação máxima concedida pelo DPDgroup às suas filiais espalhadas pelo mundo. Esta, inclusive, é a primeira vez que uma unidade de negócios fora da Europa é agraciada com o prêmio.

"Foi um ano realmente desafiador, que exigiu muito de todos, mas que, ao final, nos trouxe nosso melhor resultado, e ainda um prêmio muito representativo concedido pelo DPDgroup. É algo que reforça ainda mais a união da empresa com nossos colaboradores e toda a rede franqueada, especialmente neste momento de pandemia, em favor de serviços de excelência que atendam da melhor maneira nossos clientes e os consumidores finais", destacou o presidente da Jadlog, Bruno Tortorello.

Em dois anos, a Jadlog mais que dobrou a volumetria de operações e atingiu mais de 40 milhões de encomendas entregues no ano passado, número 100% acima do ano anterior. E ainda ultrapassou a meta de R 1 bilhão de faturamento em 2020, valor 50% acima do resultado de 2019. E para 2021, as expectativas continuam positivas, apesar das incertezas em relação ao avanço da vacinação e retomada da economia, com novo crescimento em torno de 20% em entregas de encomendas, em relação a 2020.

O otimismo da empresa se dá pelo expressivo avanço do mercado digital, registrado durante a pandemia, que alavancou, de forma definitiva, as compras pela internet.

Para atingir o melhor resultado da história a Jadlog e toda a rede franqueada se desdobraram e tiveram que atuar com afinco, devido à grande volumetria de cargas fracionadas registrada a partir do final de março e início de abril de 2020. O novo cenário ainda exigiu medidas de proteção e antecipação de investimentos para fazer frente ao novo patamar de consumo via comércio eletrônico.

Em termos de investimentos, mais de R 30 milhões foram aplicados em mecanização/automação de hubs, ampliação de frota e infraestrutura, e nas novas malhas do Nordeste e do Sul, sendo que alguns destes projetos, anteriormente previstos para os próximos anos, foram antecipados para atender a alta demanda.

No HUB Matriz, em São Paulo, onde está a sede da empresa, as instalações foram dobradas, houve aumento da mecanização e a instalação de um novo sorter que elevou em 50% a capacidade de processamento diário de encomendas.

Também foram incorporados um segundo Centro de Distribuição na rodovia Anhanguera, e um terceiro galpão extra locado especialmente para o período de grandes vendas on-line, que, somados, totalizam 30 mil metros quadrados. Além disso, a transportadora investiu no fortalecimento da frota e em pessoal, aspectos que fazem parte de um grande plano para atender o novo patamar do e-commerce pós Covid-19.

Fora de São Paulo, a Jadlog está com os novos Hubs de Joinville (SC), possibilitando a integração da malha Sul; de Vila Velha (ES), agilizando as partidas do Espirito Santo para as regiões Nordeste, Centro Oeste e demais estados do Sudeste; e de Salvador (BA), integrando a malha nordestina. Estas são ampliações que também foram realizadas para atender esta nova realidade de volume e agilizar as entregas locais.

Ainda houve ampliações em diversas filiais, como as de Vitória (ES), Recife (PE), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Goiânia (GO), cujas áreas úteis foram triplicadas para agilizar as movimentações de cargas, bem como a expansão da área operacional da rede franqueada acima de 60%.

Além de garantir a capacidade de entrega, a Jadlog operou também de forma segura, redobrando os cuidados e a prevenção contra a Covid-19 em conjunto com toda a rede de franqueados. Desde o início da pandemia no Brasil, a Jadlog esteve focada em proteger os colaboradores, clientes, parceiros e consumidores finais. Foi instalado, inclusive, um comitê de monitoramento, que adotou um protocolo rígido de prevenção ao novo coronavírus, como as entregas sem contato físico. Foi também criado o Fundo Jadlog Covid-19, que arrecadou mais de R 500 mil e beneficiou cerca de 4 mil pessoas do ecossistema da rede franqueada.