Geral

Uma forte ajuda para o Campeonato Mundial de Biatlo, na Alemanha

Caminhões estiveram na linha de frente para garantir que a competição tivesse pistas de esqui preparadas de forma ideal

10/02/2021 15h11Atualizado há 3 anos
Por:

Não apenas o Covid-19, mas também as condições desfavoráveis ​​de neve criaram desafios para a Copa do Mundo de Biatlo em Oberhof, Alemanha. A Mercedes-Benz enviou uma frota de caminhões de oito modelos Arocs para a linha de frente para garantir que o biatlo mundial encontrasse pistas de esqui preparadas de maneira ideal e para garantir o bom andamento da Copa do Mundo. A tarefa era deslocar cerca de 30.000 metros cúbicos de neve.

Cerca de 300 biatletas de 31 países iriam participar da competição. No início de janeiro, a neve necessária não havia chegado. Para se preparar para tais situações, em 2013 foi criado um tanque de armazenamento para a fabricação de neve artificial. A neve é ​​armazenada na pista de esqui indoor e em um depósito que foi construído em 2015. E os organizadores se propuseram a criar uma pista de esqui de acordo com as regras do International Biathlon Union (IBU).

No final de 2020, começaram as obras da pista de esqui nórdico de dez quilômetros, que deveria ter seis metros de largura no final e ter uma neve de pelo menos 60 centímetros de espessura. Por dez dias, os caminhões basculantes levaram a neve branca até o local. Em meados de janeiro, a escassez de neve foi revertida: nevou tanto que os caminhões tiveram que tirar quase uma centena de caminhões de neve fresca da arena, da área de TV e também das áreas dos atletas e suas equipes de apoio. Às vezes, a condução só podia ser feita com correntes para neve nos pneus.

“Entre outras coisas, tivemos que inverter até dois quilômetros para chegar ao local de carregamento - pode apostar que MirrorCam foi uma verdadeira bênção! Além da visão especial de manobra na reversão, o sistema também nos deu uma visão geral melhor. Em particular para a visão inclinada para a frente - além dos pilares A - você tem um campo de visão muito mais amplo para o motorista. Isso realmente nos ajudou em caminhos estreitos na floresta. Com a luz e a visibilidade difíceis, as telas sempre forneceram um brilho perceptível, visão de alto contraste dos arredores. As câmeras sempre ficavam limpas, mesmo nas condições mais sujas, então com a MirrorCam a direção era muito mais segura ", disse Christian Schleicher, da Daimler Truck Sales Management South (Bavária e Württemberg).

Quatro caminhões de última geração saíram da frota do Branch Information Center (BIC) da fábrica de Wörth, equipados com MirrorCam e Cockpit Multimídia. Os outros quatro eram da frota de aluguel da Mercedes-Benz CharterWay. As configurações dos veículos variaram de caminhões de três eixos 6 × 4 a veículos de quatro eixos 8 × 8.

Todos foram preparados de maneira ideal para terrenos acidentados, escorregadios e íngremes, graças ao equipamento off-road com freio motor de alto desempenho, travas do diferencial e embreagem turbo retarder.

“O biatlo de 2021 em Oberhof foi muito especial - e não apenas por causa da pandemia. De qualquer forma, nossos Arocs mostraram que podem lidar com todas as dificuldades, mesmo nessas situações extremas, e dominaram todas as tarefas esplendidamente”, disse Schleicher após o evento.

Por décadas, Oberhof foi um dos principais locais para as competições internacionais de biatlo. As diferentes pistas e trilhas são particularmente desafiadoras e podem ser combinadas para se adequar à duração das corridas. O "Wolfsschlucht" ("Wolf Gorge"), em homenagem ao biatleta Karl-Heinz Wolf e que agora não está mais em uso, foi particularmente proeminente por muitos anos. Nas encostas, os esquiadores podem atingir velocidades de mais de 80 quilômetros por hora.

O chamado Birxsteig é particularmente extenuante. Com 500 metros de extensão, é a subida mais longa de todo o percurso e, com uma diferença de altura de 65 metros, possui alguns dos trechos mais íngremes. Nas Copas do Mundo regulares, a Birxsteig está repleta de espectadores que gritam encorajando os atletas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários