Após os profundos impactos da pandemia do coronavírus em 2020, a Scania está otimista para 2021. De acordo com projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) o mercado de caminhões poderá crescer 15%, na comparação com o período anterior. Neste ano, haverá novidades de melhoria continua da Nova Geração, lançada em 2018, e quem chega primeiro é o Acelerador Inteligente Scania, que passa a ser vendido pela rede a partir deste mês para toda a linha. Com ele, subirá a promessa de economia de combustível da Nova Geração de 15% para 20% sobre a geração passada.
“É lógico que a pandemia continua e segue impactando o mundo, mas o setor de transportes iniciou uma retomada a partir de agosto passado e não há sinais de desaceleração. O agronegócio segue forte. De acordo com projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total de grãos na safra 2020/21 deverá chegar a 264,8 milhões de toneladas, alta de 7,9 milhões de toneladas se comparado com a safra 2019/20, quando a colheita foi de 256,94. Do outro lado, a recuperação da produção industrial vem demandando muitos caminhões e fazendo a economia girar. O Banco Central aposta em um crescimento de 5% para este ano. Seguiremos dando todo o apoio aos clientes”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
“No mercado fora de estrada, é esperado mais um ano forte da mineração, a continuidade das obras de infraestrutura do governo federal, do reaquecimento da construção-civil e do setor sucroalcooleiro (pouco impactado pela crise e com forte demanda para soluções de biometano), além da renovação das frotas do segmento florestal”, diz Munhoz.
“Além disso, vamos continuar com força máxima liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania vem provocando transformações profundas no mercado desde que anunciou a chegada da linha movida a gás natural e/ou biometano. Começamos a vender em 2019, na Fenatran, iniciamos as entregas em abril de 2020 e chegamos a 70 unidades vendidas totais. Para 2021, queremos chegar a 200 caminhões a gás vendidos. Cada dia mais e mais embarcadores incentivam seus transportadores para colocarem em suas frotas alternativas ao diesel. A solução Scania é comprovadamente um sucesso. É uma resposta importante que estamos dando para a sociedade que pede por opções para um planeta menos poluído. É o caminho viável “Aqui e Agora” para o Brasil até a eletrificação.”