Natal Mercedes
Montadora

Volkswagen Caminhões e Ônibus chega a 1 milhão de veículos produzidos

O milionésimo veículo produzido pela montadora é uma unidade do modelo 29.520. 850 mil unidades foram fabricadas pelo complexo industrial de Resende

22/10/2020 14h58
Por: Bruno Castilho
1.996

Além da entrada definitiva no segmento de extrapesados, a produção do VW Meteor representa outro marco na história da VW Caminhões e Ônibus: o milionésimo veículo produzido pela montadora é uma unidade do modelo 29.520.

Desse total, mais de 850 mil unidades foram fabricadas pelo complexo industrial da VWCO em Resende (RJ), que completa 25 anos desde suas primeiras instalações na cidade e abriga o centro de desenvolvimento mundial da marca, além das mais modernas linhas de montagens da empresa, que receberam investimentos recentes de mais de R$ 500 milhões.

 “Esse recorde de produção agora é fruto dos nossos esforços constantes desde o início das nossas operações em 1981, mas, sobretudo a partir de nossa instalação em Resende, que teve início em 1995 com uma fábrica laboratório”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

“Ao longo desses últimos 25 anos, investimos continuamente para garantir um processo produtivo com tecnologia de ponta. Foram R$ 5,5 bilhões destinados ao crescimento da empresa, com o mais recente ciclo de investimento previsto para terminar em 2021 e, que, possuem grande parte dos recursos focada no lançamento dos novos extrapesados VW”, complementa Cortes.

Para a nova linha desses veículos recém-lançados, a empresa investiu em moderna manufatura 4.0 em nível de automação, com robótica avançada e conectividade dos dados, desde a armação até o acabamento da cabine. A fábrica da VW Caminhões e Ônibus passa a contar com mais de 70 robôs, sendo um terço deles dedicados à linha do Meteor. Os lançamentos contam ainda com área exclusiva: são ao todo 18 mil metros quadrados, incluindo da logística de peças à produção.

A nova família vai se somar à extensa lista de sucessos da VWCO. Os modelos de maior volume produzido até hoje foram os Worker, com cerca de 434 mil unidades desde suas primeiras versões.

Os produtos Constellation, lançados em 2006, já ultrapassam 253 mil veículos fabricados. Enquanto isso, a família de ônibus Volksbus acumula 160 mil chassis e os caminhões leves Delivery superam os 142 mil veículos em circulação. Os MAN TGX também dão sua contribuição para o marco: cerca de 11 mil cavalos mecânicos da marca bávara já passaram pela linha de montagem de Resende.

A nova família de extrapesados estréia, segundo a montadora, para revolucionar o transporte de cargas e expandir o portfólio da empresa com os maiores caminhões Volkswagen de todos os tempos. Os novos gigantes são Meteor 29.520 6x4, Meteor 28.460 6x2 e ainda o Constellation 33.460 6x4, todos equipados com motor de 13 litros que proporciona elevada durabilidade e economia de combustível.

São os caminhões mais potentes da linha que ostenta a logomarca VW em toda a sua trajetória, adentrando na faixa de 460 e 520 cavalos de potência. Os novos gigantes habilitam agora a fabricante em novas categorias, com soluções para atender à completa gama de caminhões de 3,5 toneladas a 125 toneladas, a mais ampla do mercado.

O VW Meteor 29.520 já sai da linha de produção 100% conectado. O modelo está equipado, de série, com o sistema RIO – a marca de soluções digitais de logística e telemetria do Grupo TRATON –, levando ao cliente todos os serviços Volks|Care, como a consultoria especializada da Gestão de Serviços Sob Medida (GSSM) e com inúmeras facilidades digitais, buscando sempre oferecer aos clientes da VWCO o melhor custo total de operação (TCO) do mercado.  Vinte e cinco anos do Consórcio Modular

A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora ainda, em 2020, 25 anos desde o anúncio da escolha de Resende para receber sua fábrica, que abrigaria o inovador processo produtivo do Consórcio Modular. Neste sistema, a VWCO divide com sete fornecedores a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus.

A empresa parceira Maxion fornece chassis e rodas e é responsável pela montagem dos sistemas de freio, elétrico e combustível, suspensão dianteira independente e outros conjuntos e suportes nos chassis, além de recentemente ter incorporado as atividades da Remon, com a montagem de rodas e pneus. A Meritor é responsável pelo conjunto de suspensões metálicas e eixos. A novidade fica nesta etapa, que passa a contar com a Suspensys para as suspensões pneumáticas.

A Powertrain, joint-venture formada pela Cummins e pela MWM International, fornece motores e monta conjuntos de transmissão e embreagem. A Aethra fornece os estampados e monta as cabines, fazendo todo o processo de solda e acabamento em chapa. A Carese realiza os trabalhos de preparação de superfície e pintura. E finalmente a Kroschu instala seus componentes eletrônicos, revestimento interno e externo da cabine.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários