Montadora
Montadora tcheca Tatra fará no Brasil caminhões para operações off-road
Serão investidos R$ 102 milhões para construir uma fábrica em Ponta Grossa, onde a DAF já produz seus caminhões
09/09/2020 16h50 Atualizada há 5 anos
Por:

Já algum tempo com a intenção de construir uma fábrica para a produção de caminhões no Brasil, a Tatra Trucks, da República Tcheca, assinou com o governo do estado do Paraná protocolo de adesão para tornar viável seu investimento de R$ 102 milhões na futura instalação. O local escolhido foi Ponta Grossa, onde a DAF já produz seus caminhões.

O plano da empresa é começar a montar, ainda em CKD, caminhões fora-de-estrada 6x6 e 8x8, destinados à mineração, à produção florestal e ao setor sucroalcooleiro em fevereiro do ano que vem. O programa envolve, também, o desenvolvimento de veículos pesados para defesa e militares.

A TatraBras, subsidiária da marca do leste europeu, abastecerá demandas do Brasil, de outros países sul-americanos e da África. O prédio, de seis mil m², já está em construção às margens da BR-376, na Rodovia do Café.

Em uma segunda etapa estão previstos novos investimentos para adquirir peças e componentes de fornecedores brasileiros. Na Europa o CGS Aerospace, grupo controlador da Tatra Trucks, mantém parceria com o Grupo Paccar, da DAF, o que pode fazer peças serem compartilhadas. A fábrica terá capacidade para produzir 225 caminhões por ano a partir de 2022, chegando a oitocentas unidades/ano depois de 2025.

Um dos principais diferenciais da Tatra é a tecnologia exclusiva de mobilidade dos chassis e eixos, com tração integral, seja 6×6 ou 8×8 no caso dos caminhões, ou até mais eixos em casos de chassis para uso militar.

Isso possibilita que os veículos da marca se adaptem da melhor forma a quaisquer tipos de terreno. Por esse motivo, os veículos da montadora tcheca são utilizados além de fins militares, para mineração, extração de petróleo, extração de madeira, construção civil, entre outros.