Tecnologia
ZF conclui aquisição da Wabco e foca ainda mais em tecnologias avançadas
Com a adição, o objetivo estará na expansão do portfólio de serviços de veículos comerciais da ZF e na operação dos negócios junto aos clientes
03/06/2020 21h10 Atualizada há 5 anos
Por:
Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF, e Fredrik Staedtler, que liderará a divisão Commercial Vehicle Control Systems da ZF

A ZF concluiu a aquisição do fornecedor de tecnologia para veículos comerciais Wabco, tendo obtido a aprovação de todas as autoridades regulatórias necessárias. As ações da Wabco, listadas anteriormente na Bolsa de Valores de Nova York, foram removidas das negociações públicas imediatamente após a conclusão da aquisição.

Sinalizando o início da integração com a ZF, a aquisição une os dois líderes do setor em uma visão compartilhada, focada no cliente e no desenvolvimento de tecnologias avançadas para veículos comerciais. Com a adição, o foco estará na expansão do portfólio de serviços de veículos comerciais da ZF e na operação dos negócios junto aos clientes.

No futuro, a tendência é de que a Wabco operará como uma divisão independente, por meio da divisão Commercial Vehicle Control Systems da ZF e se tornará a décima divisão da empresa de tecnologia sediada na Alemanha. Durante a integração a ZF continuará a fortalecer seu portfólio de serviços, mantendo o atendimento a clientes em primeiro plano.

"A combinação destas duas empresas de sucesso trará uma nova dimensão de inovação e aptidão às tecnologias de sistemas para veículos comerciais. Graças aos nossos portfólios e competências perfeitamente complementares, podemos oferecer soluções e serviços sem precedentes para montadoras e frotas em todo o mundo. Desta forma, estamos ativamente moldando o futuro do setor de transporte que passa por constantes mudanças”, explica Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF.

“Juntos, criaremos valor agregado aos nossos clientes, colaboradores e acionistas. Essa aquisição é um marco importante na história de nossa empresa. Com isso, continuamos consistentemente as transformações no setor de veículos comerciais e no campo da digitalização”, acrescenta.

Segundo Wolf-Henning a conclusão desta aquisição trata-se de uma situação social e econômica sem precedentes, mesmo em momento de pandemia, como a Covid-19.

“No momento, estamos concentrando nossos esforços na proteção de nossos colaboradores, em processo de ramp-up da produção e garantindo a liquidez da empresa. Mas em longo prazo, essa aquisição completamente preparada e com financiamento sólido nos tornará ainda mais fortes para o futuro, quando acreditamos que os efeitos imediatos da pandemia já terão sido superados”.

A nova divisão Commercial Vehicle Control Systems conta com cerca de 12 mil colaboradores em 45 localidades em todo o mundo e trabalhará em estreita colaboração com a atual divisão de tecnologia para veículos comerciais da ZF, a divisão de Aftermarket e a equipe de desenvolvimento global da ZF.

Jacques Esculier, chairman e CEO da Wabco, decidiu se aposentar de seu cargo. Hoje, a divisão é dirigida pelo recém-nomeado Fredrik Staedtler, que traz uma experiência significativa nas últimas décadas trabalhando no setor de veículos comerciais, mas recentemente como head da divisão de tecnologia para veículos comerciais da ZF.

Para a integração da Wabco, a ZF trabalhará sobre o conceito "Mobilizing Commercial Vehicle Intelligence" (Mobilizando a Inteligência Veicular), oferecendo aos clientes uma gama exclusiva de produtos e serviços.

O extenso portfólio de produtos combinados agora inclui acionamentos convencionais e elétricos, componentes de chassi, um conjunto abrangente de sensores, além de sistemas avançados de frenagem, direção e assistência ao motorista totalmente integrados e avançados para OEM, que buscam diferenciação tecnológica em novas plataformas de veículos. Além disso, a ZF pode oferecer soluções digitais de gerenciamento de frota e uma extensa rede mundial de serviços de Aftermarket para veículos comerciais.