PRIMEIRO LÁ!

Ao invés do Brasil, Chile é o primeiro país da AL a receber elétricos da MB

O caminhão pesado eActros e o leve Next Generation eCanter estão sendo lançados na capital Santiago em parceria com a Comercial

12/09/2023 09h18Atualizado há 6 meses
Por: Romulo Felippe

 

Mesmo sendo o Brasil um dos maiores mercados da Mercedes-Benz no mundo, nem isso é o suficiente para o País entrar na vanguarda como um dos pioneiros locais a comercializar os caminhões elétricos da marca. Prova disso é que o eActros e Fuso Next Generation eCanter acabam de chegar à América Latina, mas não por terras tupiniquins. O Chile é o primeiro País da região a receber esses veículos totalmente elétricos à bateria. 

 

Três modelos do caminhão leve Next Generation eCanter estão disponíveis para o mercado chileno, com PBT (peso bruto total) legal de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas. Já o pesado elétrico Mercedes-Benz será oferecido nas versões eActros 300 4x2 para 19 toneladas de PBT e eActros 400 6x2 para 27 toneladas.

 

Esses caminhões acabam de ser lançados no dia 17 de agosto na capital Santiago para clientes, autoridades, parceiros e imprensa. O evento foi organizado pela Comercial Kaufmann, representante das marcas da Daimler Truck no Chile, com apoio do Centro Regional Daimler América Latina.

 

Além da exposição dos novos caminhões elétricos, o evento contou com cinco células temáticas, a fim de aprofundar informações e conhecimento acerca do ePowertrain, Segurança do Veículo e da Alta Voltagem, Carregamento das Baterias, eConsulting e Veículos. Esta iniciativa reforça o conceito de que as marcas de caminhões da Daimler Truck possuem tecnologia, experiência e competência global e local para gerar soluções eficientes, rentáveis e sustentáveis.

 

“Este é mais um passo marcante e fundamental para a expansão da eletromobilidade em veículos comerciais das marcas da Daimler Truck na nossa região”, afirma Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Demos o primeiro passo, no ano passado, com o chassi de ônibus elétrico urbano à bateria, o eO500U, desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Estes produtos chegarão ao mercado juntamente com consultoria especializada e o nosso alto padrão de qualidade de peças e serviços. Queremos oferecer total apoio aos clientes e parceiros nessa fase de transição do diesel para os elétricos”.

 

“Com zero emissões locais de CO2, os caminhões elétricos eActros e eCanter chegam à América Latina pouco após o seu lançamento mundial. O Chile é um mercado prioritário e saímos na frente ao lançar simultaneamente caminhões leves e pesados da Fuso e Mercedes-Benz, além de nosso chassi para ônibus eO500U, que brevemente se juntará ao portfólio de veículos elétricos no Chile. Ainda em 2023, teremos mais lançamentos no segmento de caminhões ampliando ainda mais a gama de veículos elétricos disponíveis no Chile”, destaca Jens Burger.

 

Sobre o primeiro caminhão elétrico japonês na América Latina: “nosso total compromisso com os clientes ganha evidência no eCanter, primeiro caminhão elétrico japonês a chegar à América Latina, oferecendo eficiência, confiabilidade e segurança da consagrada marca FUSO”, diz Otto Schmitt, gerente sênior do Centro Regional Latina Caminhões. “Dez unidades estão sendo produzidas no Japão para uso em testes com clientes e em demonstrações”.

 

Recentemente, a Daimler Truck levou um grupo de clientes chilenos para uma experiência exclusiva com a marca Fuso em Portugal. Os participantes puderam explorar os avançados recursos e tecnologias do Next Generation eCanter, vislumbrando o futuro dos caminhões elétricos.

 

"Estamos muito animados aqui em Las Parcelas, onde fica nosso centro de eletromobilidade. Já temos sete carregadores para testar esses produtos e compará-los com a concorrência. Já contamos com mais de vinte carregadores em nossa rede de filiais em todo o Chile. Portanto, estamos prontos para a eletromobilidade e esperamos ter muito sucesso em impulsioná-la hoje no Chile e, com sorte, em todos os mercados do grupo amanhã”, afirma Alexander Kohler, diretor geral da Kaufmann.

 

"Para o mercado Chileno a relação do custo da energia elétrica em comparação com o diesel permite um custo operacional interessante para o cliente. Com o  FUSO eCanter, por exemplo, oferecenos um valor atraente, com baixos requisitos de manutenção e custos operacionais de vida útil reduzidos. Além disso, atinge um segmento muito interessante e procurado por nossos clientes, que é o de 6.5 a 8.55 toneladas de PBT em operações de distribuição a curta e a média distância. Temos certeza que sua chegada ao nosso mercado abrirá um precedente", afirmou Andrés Mann, gerente comercial de Caminhões da Comercial Kaufmann.

 

O Mercedes-Benz eActros elétrico à bateria para transporte em serviços de distribuição urbana pesada está em produção em série, na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, desde outubro de 2021. Ele pode receber carroçarias do tipo baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets, entre várias outras aplicações.

 

Os modelos eActros possuem três (eActros 300) ou quatro (eActros 400) conjuntos de baterias, cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh, traduzindo em uma eficiência energética única na categoria. Alguns modelos podem alcançar até 300 ou 400 quilômetros de autonomia (eActros 300/400), dependendo das condições de operação, contando ainda com um sistema de recuperação de energia através da frenagem. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1h15 (carregador 160 kW, 20 – 80% da carga para 3 baterias), utilizando carregadores do tipo CCS.

 

O coração tecnológico do caminhão elétrico é sua unidade propulsora, que consiste em um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Esta tecnologia permite a redução de peso e atritos no sistema de propulsão, visto que não necessita de transmissão e cardans, melhorando a eficiência energética. Os motores entregam uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW, com 420 Nm de torque.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários