GIGANTE NA TOMADA

Volvo entrega caminhão elétrico de 74 toneladas para o transporte pesado

Volvo Trucks entregou um caminhão elétrico para transporte pesado a uma transportadora em Gotemburgo, na Suécia. O caminhão pode suportar um peso total de 74 toneladas.

12/07/2023 06h53Atualizado há 9 meses
Por: Romulo Felippe

 

A Volvo Trucks entregou um caminhão elétrico para transporte pesado a uma transportadora em Gotemburgo, na Suécia. O caminhão pode suportar um peso total de 74 toneladas. Cada vez mais transportadores estão começando a investir em caminhões elétricos, também para transporte pesado. Mattson Åkeri em Gotemburgo, na Suécia, é um deles, e a empresa já comprou três caminhões elétricos pesados Volvo FH da Volvo.

 

Nas últimas semanas, os testes estão em andamento em um dos caminhões no tráfego de contêineres na área portuária de Arendal, em Gotemburgo. O teste é um projeto chamado HCT (High-Capacity Transport). O caminhão com dois reboques tem 32 m de comprimento e pode suportar um peso bruto combinado de 74 toneladas.

 

“Queremos mostrar que as soluções totalmente elétricas também funcionam em aplicações com alto peso total e alta taxa de utilização. Juntamente com Mattson Åkeri, a Administração Sueca de Transportes e vários outros parceiros, estamos analisando como podemos otimizar a operação do caminhão elétrico, incluindo como o carregamento deve ocorrer da maneira mais eficiente”, explica Lena Larsson, gerente de projeto da o projeto HCT dentro da organização de tecnologia da Volvo.

 

O caminhão elétrico que está sendo testado é um Volvo FH Electric 6X4 e é carregado com eletricidade verde nos dois carregadores rápidos de 180 kW que Mattsson Åkeri instalou no depósito da empresa em Arendal. A longo prazo, o caminhão também rodará entre Gotemburgo e a cidade de Borås, a 70 km de Gotemburgo.

 

“Dirigir cargas longas e pesadas usando eletricidade funciona muito bem até agora, e podemos transportar tanta carga quanto um caminhão a diesel”, diz Jan-Olof Mattsson, CEO da Mattson Åkeri. “O caminhão roda 12 horas por dia, com parada para carga quando o motorista faz uma pausa. Carregamos com eletricidade verde e, portanto, não obtemos emissões de CO2. A operação elétrica silenciosa também significa um melhor ambiente de trabalho para o motorista”.

 

Desde que a Volvo Trucks iniciou a produção de caminhões totalmente elétricos em 2019, a empresa vendeu quase 5.000 caminhões elétricos em 40 países ao redor do mundo. A Volvo oferece hoje a mais ampla linha de produtos do setor, com seis modelos elétricos em produção em série que atendem a uma ampla gama de necessidades de transporte dentro e entre as cidades. Globalmente, a Volvo Trucks estabeleceu a meta de que metade de todos os caminhões vendidos sejam elétricos até 2030.

 

Transportes de Alta Capacidade (HCT) significa que o comprimento e/ou o peso bruto do veículo podem aumentar, o que permite que uma carga maior seja transportada por veículo. O HCT pode ser aplicado em todos os tipos de sistemas de transmissão. A ideia é que o HCT contribua para diminuir os custos de transporte, reduzir o impacto ambiental, aumentar a segurança no trânsito, reduzir o desgaste das estradas e diminuir os custos de manutenção. Na Europa, há vários projetos HCT em andamento e planejados.

 

Um exemplo é a Finlândia, onde é permitido dirigir com 76 toneladas de peso total e combinações de caminhões de 34,5m na maioria das estradas. Outra é a Suécia, onde é permitido conduzir 74 toneladas (rede rodoviária BK4) e testar, com autorização das autoridades, combinações de camiões até 34,5m e 100 toneladas numa rede rodoviária definida.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários