BRUTO ECOLÓGICO

Volvo começa a testar caminhões a hidrogênio em estradas na Europa

Os caminhões com célula de combustível a hidrogênio serão uma parte importante da oferta de veículos com zero emissões da Volvo Trucks

10/05/2023 16h02Atualizado há 10 meses
Por: Romulo Felippe

 

No ano passado, a Volvo Trucks exibiu seus caminhões elétricos a célula de combustível pela primeira vez. Com emissão zero, esses veículos usam hidrogênio para gerar eletricidade a bordo, tornando-os adequados para o transporte eletrificado em longa distância. Agora, esses caminhões já estão sendo testados em vias públicas. Mas não numa estrada qualquer: eles rodam acima do círculo polar ártico, no norte da Suécia, num clima extremamente frio, em testes bastante desafiadores.

 

“Os caminhões operam sete dias por semana e em todos os tipos de ambiente. As condições adversas nas vias públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, proporcionam um ambiente ideal de testes,” diz Helena Alsiö, vice-presidente de gestão de powertrain da Volvo Trucks. “Fico feliz em afirmar que tudo está indo muito bem, numa sequência bem-sucedida dos testes que havíamos feito inicialmente em ambiente virtual e depois também em nosso campo de provas interno”.

 

Os caminhões elétricos movidos com célula de combustível a hidrogênio serão especialmente adequados para distâncias longas, em trajetos em que usar apenas baterias não é uma boa opção, por falta de infraestrutura de recarga.

 

Os veículos com essa tecnologia estarão comercialmente disponíveis na Europa ainda segunda metade desta década. Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu forças com a Daimler para pesquisar e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados.

  

Para as transportadoras que já querem oferecer transporte com emissão zero, a Volvo Trucks oferece atualmente a mais ampla linha de caminhões elétricos a bateria do mercado, com seis modelos já produzidos em série. Disponíveis comercialmente na Europa, Estados Unidos e alguns países de outros continentes, os veículos atendem a uma grande variedade de necessidades de transporte. Além disso, em alguns mercados a marca tem também caminhões a combustíveis renováveis, como o biogás.  

 

“Precisamos agir agora para frear o aquecimento global. Independentemente das aplicações de transporte ou região do planeta, esperar não é uma opção. Em alguns anos, nossos clientes serão capazes de eliminar completamente as emissões de CO2 de seus caminhões,” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

 

Os caminhões Volvo com célula de combustível a hidrogênio usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica. O hidrogênio verde é um recurso infinito, produzido a partir de fontes de energia renováveis, como vento, água e sol.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários