EUROPA

Caminhões elétricos da Volvo já começam a atuar em minas na Suécia

A Volvo Caminhões e a mineradora Boliden unem forças para implementar o transporte de caminhões elétricos em ambientes subterrâneos

17/04/2023 06h59Atualizado há 1 ano
Por: Romulo Felippe

 

O grupo de mineração sueco Boliden está se tornando um dos primeiros no mundo a começar a usar caminhões elétricos a bateria para transporte subterrâneo pesado a partir de 2023. Em ambientes de mineração, os caminhões elétricos podem oferecer várias grandes vantagens - incluindo ausência de emissões de gases de escape, um local de trabalho mais seguro, e condições de trabalho mais silenciosas.

 

A indústria de mineração está passando por um período de rápidas mudanças, com muitos participantes mudando para métodos de produção mais sustentáveis para fornecer metais com menor impacto climático. Assim como em muitas outras minas, os gases de escape dos veículos a diesel são responsáveis pela maior parte das emissões de dióxido de carbono das minas de Boliden. A empresa está empenhada em reduzir suas emissões de CO2 em 40% até 2030* e, para que a Boliden atinja suas metas climáticas, a eletrificação do transporte desempenhará um papel crítico.

 

O novo acordo de cooperação entre a Boliden e a Volvo Trucks significa que dois pesados caminhões elétricos da Volvo serão usados na mina de Kankberg da Boliden, nos arredores de Skellefteå, no norte da Suécia. Se todos os caminhões da mina fossem elétricos, as emissões de CO2 da mina poderiam ser reduzidas em mais de 25%. “Esta é uma colaboração empolgante em um ambiente com demandas muito difíceis; encostas íngremes, cargas pesadas e ar úmido que desgasta os veículos”, afirma Jessica Lindholm, gerente de projetos da Volvo Trucks. 

 

“A colaboração com a Boliden nos dará um conhecimento valioso sobre o desempenho de caminhões elétricos quando conduzidos no subsolo e fornecerá respostas a perguntas sobre como o sistema de transmissão e as baterias são afetados. A redução das emissões de dióxido de carbono para o transporte de mineração também significa que, indiretamente, reduziremos nossas próprias emissões de CO2, porque as matérias-primas da indústria de mineração são usadas em nossos caminhões.”

 

O primeiro caminhão a servir a mina de Kankberg, um Volvo FH Electric, será usado para transportar tirantes e outros equipamentos para dentro da mina e entrará em serviço em 2023. Com base na experiência com o primeiro caminhão, outro Volvo FH Electric posteriormente será colocado em operação e utilizado para o transporte subterrâneo de rochas e minérios.

 

“Vemos a colaboração com a Volvo como uma oportunidade fantástica para impulsionar a tecnologia elétrica e, ao mesmo tempo, aprender como adaptar nossas operações para uma transição para o transporte subterrâneo livre de combustíveis fósseis. Um grande benefício dos caminhões é que eles contribuirão para uma mina mais sustentável, tanto em termos de emissões quanto de ambiente de trabalho para nossos funcionários”, comenta Dennis Forslund, gerente de projetos da Boliden. 

 

A Boliden é uma empresa de metais com foco no desenvolvimento sustentável. Suas raízes são nórdicas, seu mercado é global. A competência principal está nas áreas de exploração, mineração, fundição e reciclagem de metais. A Boliden tem cerca de 6.000 funcionários. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários