FROTA LIMPA

DB Schenker adquire 100 brutos elétricos Mercedes eActros LongHaul

Objetivo da gigante europeia é chegar em 2040 100% com caminhões não poluentes

03/04/2023 08h05Atualizado há 12 meses
Por: Romulo Felippe

 

Carta de intenções assinada: DB Schenker adquire 100 eActros LongHaul para a sua frota. A empresa planeja ser zero líquido até 2040 e o Mercedes-Benz eActros LongHaul é um componente importante de sua estratégia de sustentabilidade. O caminhão semirreboque elétrico a bateria para transporte de longa distância tem autonomia de cerca de 500 km pronto para produção em série a partir de 2024

 

Segundo Stina Fagerman, Diretora de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, "a DB Schenker é um parceiro importante e de longa data para nós, que já está usando com sucesso nossos caminhões elétricos para transporte de distribuição. Estamos, portanto, ainda mais satisfeitos que, para o transporte de longa distância, a empresa escolheu outro veículo com a estrela de três pontas – o elétrico a bateria eActros LongHaul."

 

A DB Schenker planeja adquirir 100 Mercedes-Benz eActros LongHaul para operações de transporte de longa distância na Europa. A DB Schenker e a Mercedes-Benz Trucks assinaram uma carta de intenção conjunta para este fim. O uso do eActros LongHaul elétrico a bateria visa contribuir para alcançar a neutralidade de CO2 no balanço da DB Schenker até 2040. O caminhão elétrico tem uma autonomia de cerca de 500 km com uma única carga e deve atingir a maturidade em série em 2024.

 

Já Cyrille Bonjean, Diretor de Transporte Terrestre da DB Schenker Europe, acredita que  "a expansão sucessiva de nossa frota elétrica nos permitirá perseguir nosso objetivo de nos tornarmos o principal fornecedor mundial de logística verde. Com o eActros LongHaul, agora também é possível usar bateria -veículos elétricos em longas distâncias. Para nós, é importante assumir a responsabilidade pelo meio ambiente e promover soluções ecológicas."

 

Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros pesado convencional de longa distância comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros rodados em dez anos. As baterias usadas no eActros LongHaul empregam tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Estes são caracterizados, acima de tudo, por uma longa vida útil e mais energia utilizável.

 

As baterias do eActros LongHaul de produção podem ser carregadas de 20 a 80 por cento em menos de 30 minutos em uma estação de carregamento com uma potência de cerca de um megawatt. Três conjuntos de baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eixo elétrico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de mais de 600 kW.

 

Além da unidade tratora, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá variantes rígidas do eActros LongHaul logo no lançamento no mercado. Isso oferecerá aos clientes vários outros casos de uso possíveis em transporte totalmente elétrico. Após testes de inverno bem-sucedidos em Rovaniemi, na Finlândia, com temperaturas tão baixas quanto 25 graus negativos, o próximo passo é testar em vias públicas.

 

Com cerca de 76.600 funcionários em mais de 1.850 locais em mais de 130 países, a DB Schenker é um dos principais fornecedores de logística do mundo. A empresa opera serviços de transporte terrestre, aéreo e marítimo e também oferece soluções abrangentes de logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos global a partir de uma única fonte. Para atingir sua ambiciosa meta de zero carbono líquido até 2040, o provedor de serviços de logística investe continuamente em soluções inovadoras de transporte, energias renováveis e produtos neutros em carbono para seus clientes.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários