NOVA DIREÇÃO

Scania anuncia novo presidente para o mercado brasileiro

Simone Montagna, que era responsável pelo mercado russo, assume em março no lugar de Silvio Munhoz

14/02/2023 08h39Atualizado há 10 meses
Por: Romulo Felippe
Simone Montagna assume em março no Brasil
Simone Montagna assume em março no Brasil

 

A Scania, empresa líder na transição para um setor de transportes mais sustentável, comunica que, a partir de 1.º de março de 2023, o italiano Simone Montagna será o novo presidente e CEO das Operações Comerciais Brasil. Com quase 22 anos de Scania, ele sucede a Silvio Munhoz, que se tornará conselheiro da unidade comercial brasileira, e já está fazendo o processo de passagem de gestão. Simone Montagna vai se reportar a Mats Gunnarsson, vice-presidente executivo das Operações Comerciais globais, e que tem base na matriz, na Suécia. 

 

Simone Montagna nasceu em Milão (Itália), em 1973, e completará 50 anos em março. Estudou Administração de Negócios na Universidade de Pavia. Fez MBA na mesma área pela Universidade de Negócios de Chicago (EUA). Entrou na empresa em julho de 2001 como diretor da Scania Serviços Financeiros itália. Permaneceu no cargo até março de 2006 quando foi transferido para a Rússia e assumiu como diretor do mesmo setor. Em 2009, teve sua primeira experiência no mercado brasileiro como CFO (diretor financeiro) do Scania Banco. No mês de janeiro de 2016, virou diretor-geral do Scania Banco. Em julho de 2019, passou a acumular também a função de vice-presidente dos Serviços Financeiros da Scania na América Latina. A partir de outubro de 2020 teve, até então, a maior oportunidade da carreira ao se tornar o diretor-geral da Scania Rússia. Fala português, inglês, russo e espanhol. Tem dois filhos: um menino brasileiro de 11 anos e uma menina de apenas 1 ano e meio, que nasceu em Moscou. 

 

“É o maior desafio profissional e pessoal comandar o principal posto da divisão comercial no país. Sou apaixonado por esta terra, tenho um filho brasileiro e profundo respeito pela sua história. Esses quase 10 anos de experiência no Brasil, me proporcionaram conhecer clientes de todas as regiões e entender os seus negócios com profundidade. Será um conhecimento valioso no dia a dia”, afirma Simone Montagna, novo presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. “O cliente estará sempre em primeiro lugar. Manter a liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável é outro objetivo prioritário, bem como apresentar à sociedade produtos que, de fato, reduzam as emissões e não sejam aventuras impossíveis de comprovar a viabilidade.” 

 

“Assumo a operação comercial para continuar o brilhante processo de evolução que vinha sendo feito. Temos mais desafios pela frente e de preparar os próximos anos para as novas tecnologias que chegarão. Sabemos que precisamos ofertar soluções que tornem os transportes de cargas e passageiros ainda mais eficientes. Não tenho dúvidas que as recém-lançadas linhas de produtos Proconve P8/Euro 6, e a gama Super, propiciarão o menor custo total da operação que já oferecemos no país”, diz Montagna. “Trabalharemos ainda mais focados na parceria com a nossa competente rede de concessionárias, que vem fazendo um trabalho fantástico de expansão, investimento, treinamento das equipes e atualização e agilidade do atendimento.” 

 

A experiência de ter trabalhado como presidente do Scania Banco e vice-presidente dos Serviços Financeiros da Scania na América Latina também serão aliados fundamentais na gestão, segundo o executivo. “Essa visão aprofundada e completa do mercado ajudará a entender ainda mais as necessidades dos clientes, as dificuldades, o quanto poderemos evoluir e viabilizar os negócios em parceria. Temos nossas soluções financeiras do Banco, Consórcio, Seguradora e, agora, a Scania Locação. Um leque completo à disposição”, completa. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários