DAF
NA EUROPA

Volvo Trucks reduz consumo de diesel em 18% em testes pelas estradas

Volvo FH recentemente atualizado com I-Save, mostrou que ele consome quase 18% menos combustível* em comparação com o mesmo teste há quatro anos

23/01/2023 06h23Atualizado há 2 semanas
Por: Romulo Felippe

 

Um novo teste independente feito na Alemanha no carro-chefe da Volvo em eficiência de combustível, o Volvo FH recentemente atualizado com I-Save, mostrou que ele consome quase 18% menos combustível* em comparação com o mesmo teste há quatro anos.

Volvo Trucks reduz consumo de combustível em 18% em teste de estrada

O consumo de AdBlue tornou-se cada vez mais importante para o custo total de propriedade.

 

No recente teste realizado pela revista independente alemã Trucker, o Volvo FH 460 de 32 toneladas com I-Save foi conduzido em uma rota de 343 km de vias públicas, incluindo uma variedade de autoestradas, terrenos acidentados e estradas mais estreitas.

 

Quando comparado com o mesmo teste realizado em 2018 – antes da Volvo apresentar o pacote de economia de combustível I-Save – o testado Volvo FH 460 com I-Save alcançou uma impressionante redução combinada de 18% no consumo de diesel e AdBlue, usando uma média de apenas 21,48 L /100km.

 

“Os efeitos do pacote I-Save, usando melhorias avançadas no motor turbo composto, novo software mais inteligente e aerodinâmica refinada, somam-se para proporcionar um uso de combustível muito eficiente. Este teste independente é mais uma prova sólida do grande e positivo impacto que o I-Save tem no consumo de combustível”, diz Helena Alsiö, vice-presidente de gerenciamento de produtos de trem de força da Volvo Trucks.

 

Historicamente, o custo do AdBlue tem recebido pouca atenção. Isso mudou drasticamente, pois os preços desse aditivo aumentaram mais de 100% em muitos mercados. No novo teste, a Volvo também conseguiu manter o consumo de AdBlue em 6% do consumo de diesel.

 

“A economia total de combustível, que inclui diesel e AdBlue, tornou-se cada vez mais importante para o custo total de propriedade. Sempre nos concentramos em manter o custo total de combustível o mais baixo possível”, continua Helena Alsiö.

 

Mesmo que o objetivo da Volvo Trucks seja que os caminhões elétricos representem metade de suas vendas globais de caminhões em 2030, o motor a diesel continuará a desempenhar um papel importante na redução das emissões de CO2. A eficiência aprimorada proveniente desses novos avanços do I-Save no sistema de transmissão é uma maneira importante de contribuir para reduzir as emissões de CO2.

 

O motor Turbo Compound também é certificado para funcionar com HVO100, um diesel renovável na forma de óleos vegetais hidrogenados, que reduz drasticamente as emissões de CO2. O teste foi realizado por Jan Burgdorf, das revistas Trucker e VerkehrsRundschau da Alemanha. Distância total da rota de teste: 343 km. A rota é usada para testar caminhões de diferentes fabricantes em uma ampla gama de condições.

 

 

O I-Save foi lançado pela primeira vez em 2019. O motor de 13 litros com a tecnologia Turbo Compound da Volvo, D13TC, permite dirigir com baixas rotações do motor e marchas altas por mais tempo.

 

A nova função I-Torque gerencia a seleção de marcha, o torque do motor e a frenagem quando o I-Cruise é ativado. A função usa o I-See para observar a estrada à frente e avaliar quanto torque o motor precisa para funcionar com a maior eficiência de energia e combustível possível, com base no peso total do caminhão.

 

DADOS DO TESTE:

Peso bruto combinado: 32 toneladas.

Velocidade definida no controle de cruzeiro: 85 km/h.

Caminhão testado 2022: Volvo FH 460 com I-Save, 3ª geração. Euro 6.

Caminhão testado em 2018: Volvo FH 460. Euro 6.

Velocidade média:

             o 2022: 79,9 km/h

             o 2018: 79,8 km/h

Consumo de combustível incluindo AdBlue*:

              o 2022: 21,48 L/100km. Consumo de Ad-Blue em % de diesel: 6,2%

              o 2018: 26,15 L/100km

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários