iveco group
banner mb
DAF
FENATRAN

FPT apresenta novos motores euro 6 e as versões a gás

Soluções em ePowertrain, novo XC13, motores Euro VI para o mercado brasileiro e a gás natural, além do Original Reman, são apresentados ao público no São Paulo Expo

07/11/2022 14h41Atualizado há 1 mês
Por: Romulo Felippe

 

A energia do futuro é o tema da FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, na Fenatran 2022. Na vanguarda da tecnologia, a marca participa do maior evento de transportes da América Latina, de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, compartilhando a sua visão revolucionária e integrada para a transição energética. Desta forma alia sustentabilidade e soluções disruptivas para a oferta de acordo com a realidade local.

 

Pioneira em novos sistemas de propulsão e comprometida com a meta de carbono zero do Iveco Group até 2040, a FPT apresenta sua novíssima divisão ePowertrain com soluções completas em emissão zero como eAxles (eixos elétricos), Central Drives (módulos de transferência de potência), Baterias Modulares e Sistemas de Gerenciamento de Baterias (BMS); o XC13, primeiro motor de plataforma multicombustível da FPT Industrial; a nova geração dos motores das Séries F1, NEF e Cursor para o PROCONVE P8/Euro VI; a nova versão do motor FPT N67 Natural Gas e o Original Reman, ambos para o segmento on-road, de comerciais leves, caminhões e ônibus.

 

“Como parte da propulsão sustentável do futuro, a FPT Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustão interna, ampliando tecnologias e soluções conforme cada missão”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

 

A abordagem multienergia considera o protagonismo do diesel no Brasil e o know-how da marca em aplicações a gás natural e biometano, complementados com a recém inaugurada planta de ePowertrain em Turim, na Itália.

 

A nova planta de e-Powertrain da FPT Industrial é a primeira fábrica do Iveco Group totalmente livre de carbono, atingindo as metas ao compensar as emissões de CO2 com a utilização de energia de fontes renováveis e complementação com créditos de carbono.

 

Com uma área total de 15.000 metros quadrados, possui três linhas de produção dedicadas à montagem de packs de baterias, Central Drives e produção de eAxles para veículos comerciais pesados (HCVs). Funcionando a plena capacidade, produzirá mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 módulos de baterias por ano para veículos comerciais leves (LCVs), micro-ônibus e ônibus.

 

Evolução dos motores Cursor, o XC13 toma forma na Fenatran. Do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis, o motor foi concebido de forma revolucionária, em várias versões, para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo final.

 

A versão movida a diesel oferece o melhor desempenho da classe, com até 600 hp de potência e 2.850 Nm, resultando em +5% de potência e +14% de torque em comparação com o atual FPT Cursor 13 no padrão de emissões Euro VI Step E (Europa). Desta forma o XC13 se posiciona como um dos principais protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2.

  

Como parte das evoluções em emissões para a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE), a nova geração FPT Euro VI das Séries F1, NEF e Cursor agrega ainda mais eficiência e desempenho, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT), mais robustez e economia, com soluções como o sistema de pós-tratamento HI-eSCR.

 

Em comparação ao PROCONVE P7, nível de emissões em vigor, o P8 traz significativas reduções de emissões: +70% de redução de HC (hidrocarbonetos não queimados); +50% redução de MP (material particulado) e +80% de redução de NOx (óxidos de nitrogênio).

 

Na área de gás natural e biometano, o novo motor FPT N67 NG para veículos comerciais amplia a gama de motores de combustão interna da FPT Industrial. Consagrado em todo o mundo, já equipa no Brasil o New Holland T6 Methane Power – o primeiro trator do mundo movido a biometano –, e também está disponível para aplicações no segmento on-road, de transportes, seja em caminhões como também em ônibus.

 

O motor entrega o mesmo desempenho de um equivalente diesel, além de ser compatível com GNL, GNV e biometano. A performance “Diesel Like” alcança até 280 hp de potência e 1.000 Nm de torque.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários