DAF
banner mb
iveco group
VEM POR AÍ

Volks: caminhão conceito Meteor Optimus com aerodinâmica revolucionária

Conceito VW Meteor Optimus incorpora um inovador pacote aerodinâmico, inteligência e sistemas embarcados de última geração associados ao novo trem de força de alta eficiência com baixo nível de emissões

07/11/2022 11h06Atualizado há 1 mês
Por: Romulo Felippe

Conceito VW Meteor Optimus incorpora um inovador pacote aerodinâmico, inteligência e sistemas embarcados de última geração associados ao novo trem de força de alta eficiência com baixo nível de emissões para prover máxima eficiência operacional e sustentabilidade ao segmento de veículos comerciais     

 

 

Entre as muitas novidades referentes aos motores euro 6, a Volkswagen apresenta na Fenatran um caminhão conceito promissor: o VW Meteor Optimus. O projeto pode proporcionar uma economia de até 8% graças a uma inovadora aerodinâmica completamente nova e às tecnologias já agregadas ao caminhão de série, o que impacta também na redução das emissões equivalentes de CO2, além de trazer ganhos em conforto, segurança e conectividade. Esse protótipo inova na família Meteor com soluções de ponta como câmeras no lugar de retrovisores e massageador no banco do motorista.

 

O veículo vem com um sofisticado conjunto de defletores, que vão desde o teto, passando pelas laterais da cabine e também do chassi e incorporando também uma proteção de borracha em toda a parte inferior, para assegurar a maior aerodinâmica, que se beneficia ainda de pneus especiais de baixa resistência ao rolamento. As calotas também vêm com uma turbina acoplada para diminuir o arraste ao mesmo tempo que maximizam a refrigeração do sistema de freios.

 

A isso, se aliam sistemas inteligentes como o predictive shifting, controle eletrônico que antecipa até 2 quilômetros de condições de rodagem para atuar de uma forma mais eficiente na troca de marchas e oferecer uma melhor performance na operação. Com isso, se atinge os patamares de eficiência que geram uma economia de até 8% no consumo de combustível.

 

A bordo da cabine, o motorista passa a desfrutar um maior campo de visão, com alcance de mais de dois quilômetros, proporcionado com o sistema de quatro câmeras e três monitores. Isso elimina pontos cegos e permite melhor visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos. Não é necessário qualquer ajuste durante manobras e ainda tem um maior controle dos obstáculos no movimento de ré. Tudo isso, enquanto pode receber uma massagem, que tem duas opções de intensidade e posição.

 

Conforto é o padrão na família Volkswagen, seja de série ou nesse modelo conceito, que traz o mesmo acabamento de bancos (que agregam diversas opções de ajustes, mas numa cor exclusiva), cama e itens de comodidade, como a geladeira e o climatizador. No Optimus, o revestimento interno é todo mais ecológico, feito com grafeno, para diminuir a pegada de carbono do modelo, e traz ainda tratamento antiviral e bactericida.

 

O caminhão também já vem com a solução mais avançada da VWCO em seu painel 100% digital e suas inúmeras funções, além da central multimídia de 10 polegadas, que facilita a operação com visual ainda mais intuitivo e sensível ao toque.

 

Pioneira na pesquisa com fontes alternativas de energia, a VW Caminhões e Ônibus avança em mais uma frente. Assim como todos os veículos da marca, o VW Meteor Optimus já está pronto para rodar com o diesel verde (óleo vegetal hidrotratado ou HVO da sigla em inglês), combustível alternativo e renovável que tem sido apontado como bastante promissor para a matriz energética nacional, embora ainda não comercializado em larga escala no país. Abastecido com HVO, esse modelo pode alcançar uma redução de até 90% nas emissões de CO2, quando comparado ao diesel tradicional do mercado.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários