NO BRASL

Mercedes-Benz apresenta seus caminhões euro 6 com economia de até 8% no consumo de diesel

Exclusiva tecnologia BlueTec 6 assegura redução nas emissões de poluentes: menos 80% de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% de Material Particulado

20/10/2022 08h47Atualizado há 1 ano
Por: Romulo Felippe

Romulo Felippe, de São Paulo

 

A Mercedes-Benz do Brasil apresentou sua nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, que chegará ao mercado a partir de 2023 com motores compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6. Para atender a essa nova legislação, que entra em vigor no Brasil a partir de 2023 para veículos pesados, com menos impacto de emissões de poluentes ao meio ambiente, a marca introduz no mercado sua exclusiva tecnologia BlueTec 6, solução robusta e eficiente desenvolvida e amplamente testada dentro da realidade do transporte brasileiro.

 

“Todos os caminhões do novo portfólio asseguram redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5)”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No entanto, iremos entregar muito mais aos nossos clientes. Além da redução nas emissões de poluentes, contribuindo para a proteção ambiental e melhoria da qualidade do ar, trazemos novidades que resultam em economia no consumo de combustível, redução de custos operacionais, mais segurança nas estradas e mais conforto. Dessa forma, asseguramos eficiência e rentabilidade para os clientes, com mais produtividade e bem-estar a bordo para os motoristas”.

 

A tecnologia BlueTec 6 traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores Mercedes-Benz OM 924 LA e OM 926 LA (aplicados a caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road), OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA (extrapesados on e off-road).

 

O desempenho dos motores Mercedes-Benz Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. Mais eficiente, possui o comando de embreagem otimizado, com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem. Isso permite trocas de marchas mais rápidas e precisas, além de melhor sensibilidade do pedal do acelerador, facilitando as manobras e arrancadas, tornando-as mais confortáveis e evitando eventuais trancos na transmissão do caminhão.

 

“A Mercedes-Benz nunca deixou de apresentar soluções e inovações para o mercado nos 66 anos de sua história no Brasil e isso mais uma vez está evidente com o BlueTec 6 e a nova linha 2023”, afirma Roberto Leoncini. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de caminhões, o que também ocorreu com o portfólio de ônibus, lançado em setembro na feira LatBus, em São Paulo. Nossos clientes podem contar com a qualidade e a confiabilidade com as quais estão acostumados, tanto dos veículos, quanto do suporte especializado de pré e de pós-venda que sempre entregamos ao mercado”.

  

As novas versões dos motores OM 924 LA, OM 926 LA, OM 460 LA e OM 471 LA Euro 6 foram desenvolvidas no País para a realidade brasileira, sendo amplamente testadas em Bancos de Provas do Laboratório de Emissões na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo (SP), no Campo de Provas de Iracemápolis (SP) e ainda em ruas e estradas.

 

 

Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em Bancos de Prova e cerca de 250 protótipos de motores. O objetivo é assegurar a melhor solução para os clientes do Brasil e de diversos mercados de exportação.

 

A linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo Euro 6 chega ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6x2. Eles são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. Além disso, os caminhões Accelo são indicados para viagens intermunicipais e transporte em áreas rurais, além de curtas distâncias rodoviárias.

 

“O motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos. Além disso, o torque de 610 Nm se estende aos três novos modelos Euro 6”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso se traduz em melhor desempenho e mais agilidade no trânsito e nas rodovias”.

 

*mais detalhes na edição de novembro, especial Fenatran, da revista Caminhões!

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários