JÁ TESTAMOS!

Volvo apresenta, no Brasil, os novos FH 2023 com motorização euro 6

Em primeira mão: com as inovações, o consumo de combustível pode ser até 8% menor em relação à geração atual,

04/10/2022 16h44
Por: Romulo Felippe

Romulo Felippe, enviado a Curitiba 

 

Em evolução constante, a Volvo apresenta a sua nova linha de caminhões FH, FM e FMX com avanços que os diferenciam ainda mais em inovação. Os modelos 2023 chegam com mais desempenho, maior economia e significativa redução na emissão de gases poluentes, em linha com a nova regulamentação Euro 6/Proconve P8. Com as inovações, o consumo de combustível pode ser até 8% menor em relação à geração atual, numa grande contribuição para o aumento da rentabilidade do transportador.

 

“Nossa nova linha de caminhões Euro 6 vai muito além do que a mudança de legislação exige. Apresentamos melhorias em tecnologia e segurança e uma redução do impacto ambiental. Isso reforça nosso compromisso com a produtividade e a sustentabilidade nos transportes”, assegura Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “É uma linha de caminhões excepcional, repleta de novidades e com excelente eficiência energética para todas as aplicações do transporte brasileiro”, completa Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil. 

 

Oferecido nas potências 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540 cv, o novo motor Volvo D13K Euro 6 é um dos protagonistas da nova linha e traz novidades importantes. “Completamente novo, é uma evolução do consagrado D13 que equipa a linha F. O D13K foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. Com componentes mais robustos, tem um novo sistema Common Rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões.

 

Outra evolução é o novo turbo compressor, mais eficiente, que permite gerar torque máximo em rotações ainda menores e é mais silencioso. Com as inovações agora introduzidas, é exatamente o mesmo motor que equipa os caminhões da marca na Europa e nos principais mercados globais, alinhando o Brasil com o que há de melhor em todo o mundo. “O novo motor é o estado da arte tecnológico para auxiliar os transportadores a obter melhores resultados, aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional”, diz Valerio. “O projeto também priorizou o mercado brasileiro, para atender as exigentes condições locais de severidade”, complementa.

 

Um significativo aperfeiçoamento se deu nas áreas de segurança, performance e de manutenção. Agora o VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o consagrado e potente freio motor da Volvo, vem de série para todos os motores e modelos da linha F. Esta é mais uma contribuição da Volvo para aumentar a segurança nas operações de transporte. 

 

Os novos caminhões Euro 6 mantêm todos os benefícios da geração anterior, incluindo as melhorias aerodinâmicas introduzidas recentemente no chamado Pacote Aero. 

 

Os novos caminhões Volvo Euro 6 estão equipados com uma nova caixa de câmbio I-Shift. Agora em sua 7ª geração, a renomada transmissão da marca recebeu muitos aprimoramentos que resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas, na comparação com a versão anterior. “A engenharia da Volvo desenvolveu uma transmissão ainda melhor, mais robusta, muito mais eficiente, garantindo mais benefícios na operação de transporte, seja no desempenho do veículo ou na redução do consumo do combustível”, declara Jeseniel Valerio.

 

Nota: matéria completa com testes e detalhes na próxima edição da revista Caminhões!

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários