NA EUROPA

DAF inicia entrega do LF Electric totalmente elétrico

O primeiro DAF LF Electric será adquirido pela prestadora de serviços de logística holandesa Nabuurs, que usará o caminhão para abastecer os estabelecimentos de hospitalidade da cervejaria AB InBev em Groningen

04/10/2022 06h59
Por: Romulo Felippe

 

A DAF Trucks iniciou a entrega de seus caminhões de distribuição LF Electric de emissão zero para uso em áreas urbanas. O primeiro DAF LF Electric será adquirido pela prestadora de serviços de logística holandesa Nabuurs, que usará o caminhão para abastecer os estabelecimentos de hospitalidade da cervejaria AB InBev em Groningen.

 

DAF-inicia a entrega do LF-Electric-01 totalmente elétrico A DAF Trucks iniciou a entrega de seu caminhão de distribuição LF Electric de emissão zero. O primeiro caminhão será utilizado pela prestadora de serviços logísticos Nabuurs para abastecer os clientes da cervejaria AB InBev.

 

Em 2018, a DAF foi o primeiro fabricante europeu de caminhões a introduzir um caminhão totalmente elétrico no mercado: o CF Electric. O CF Electric tem uma autonomia totalmente elétrica de cerca de 200 quilómetros. O planejamento eficiente e o carregamento inteligente das baterias permitem que os clientes façam com que seus caminhões percorram até 500 quilômetros totalmente elétricos por dia.

 

Enquanto o CF Electric é mais voltado para o abastecimento regional de supermercados e serviços de coleta de lixo, o LF Electric é mais adequado para tarefas de distribuição mais leves, graças às suas dimensões compactas. O LF Electric está disponível como rígido de 19 toneladas (distância entre eixos de 5,30 ou 5,85 metros) com uma capacidade de carga útil de 11.700 kg.

 

O caminhão de emissão zero possui um motor elétrico de 260 kW (370 kW de capacidade máxima) alimentado por uma bateria de 282 kWh (252 kWh efetivos) de cobalto e fosfato de ferro-lítio (LFP) sem magnésio. Isso dá ao LF Electric um alcance de até 280 quilômetros, o que é mais do que suficiente para atender as rotas diárias normalmente usadas para distribuição no centro da cidade.

 

Uma característica especial do DAF LF Electric é o seu sistema de carregamento combinado. Usando carregamento lento (400V AC, 22 kW, 3 fases), a bateria pode ser carregada de 20% a 80% em 6,5 horas. Uma recarga completa (0% a 100%) leva 12 horas. O carregamento rápido (650V DC, 150 kW) também é possível. A bateria pode ser carregada de 20% a 80% em apenas 60 minutos ou em 2 horas ao recarregar totalmente do zero.

 

A empresa Nabuurs foi fundada em 1962 e é especializada no fornecimento de lojas, supermercados e indústria hoteleira. Com sede em Haps, a Nabuurs possui 20 filiais em toda a Holanda que oferecem soluções integradas de logística. A frota desta empresa familiar é composta por 350 camiões e a Nabuurs emprega cerca de 1.000 funcionários.

 

A aquisição da LF Electric serve a dois propósitos para a Nabuurs, diz Dolf Hubertus, gerente de frota da prestadora de serviços de logística. “A Câmara Municipal de Groningen está empenhada em acelerar o processo de obtenção de uma logística urbana de emissão zero. O DAF LF Electric atende a essa ambição. Ao mesmo tempo, como empresa, também queremos ganhar experiência com caminhões elétricos; como isso afetará nosso planejamento, por exemplo?”

 

O fato de o LF Electric poder ser carregado de forma rápida e lenta é uma grande vantagem para Nabuurs, diz Hubertus. “Isso significa que não precisamos investir imediatamente em instalações caras de carregamento DC. O veículo pode ser conectado a um carregador normal de 22 kWh no final do dia e estar pronto para uso na manhã seguinte.”

 

O primeiro caminhão LF Electric a ser entregue será usado pela Nabuurs para abastecer os estabelecimentos hoteleiros em Groningen para a cervejaria AB InBev, que deseja reduzir as emissões de CO2 de sua cadeia de suprimentos usando o LF Electric. Ralf Kox, Gerente de Logística da AB InBev: “Nossa ambição é atingir o Net Zero globalmente até 2040. A redução das emissões de CO2 é um fator importante no setor de transporte. A Bud agora está sendo fabricada usando eletricidade 100% renovável e está sendo fornecida totalmente elétrica para estabelecimentos de hospitalidade na cidade de Groningen”.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários