iveco group
DAF
banner mb
EUROPA

Scania testa caminhão autônomo no transporte de mercadorias

Montadora está em parceria com a HAVI Supply Chain para um novo teste inovador que vê um caminhão autônomo

27/09/2022 06h44Atualizado há 2 meses
Por: Romulo Felippe

 

A Scania está em parceria com a HAVI Supply Chain para um novo teste inovador que vê um caminhão autônomo sendo usado no transporte de mercadorias comerciais. O piloto, realizado em condições normais de tráfego, visa conhecer a eficácia do transporte autônomo de caminhões como parte das operações hub-to-hub.

 

Pela primeira vez na Europa, a Scania e a HAVI Supply Chain estão testando o uso de um veículo totalmente autônomo para transportar mercadorias comerciais em condições de tráfego regular entre centros logísticos. O piloto verá o caminho de caminhão autônomo entre Södertälje e Jönköping, uma viagem de três horas de cerca de 300 km, e a rota faz parte de um fluxo logístico mais longo para a HAVI, com a primeira e a última milha sendo tratadas por veículos conduzidos manualmente.

 

O projeto-piloto é um primeiro passo para mostrar como caminhões autônomos podem fazer parte de um fluxo logístico de hub a hub viável e permite que a Scania e a HAVI avaliem a eficácia da tecnologia em suas operações.

 

“Sabemos que o sistema de transporte mudará nos próximos anos e que a indústria enfrenta desafios de escassez de motoristas e margens decrescentes, portanto, o processo de transformação em direção à tecnologia autônoma precisa começar a acontecer imediatamente. Precisamos aprender sobre operações autônomas agora para estarmos prontos assim que a tecnologia estiver pronta. Acreditamos que este piloto será um trampolim extremamente importante”, diz Robert Melin Mori, gerente de projeto da Scania responsável por esta iniciativa.

 

“Esta é uma solução de transporte autônomo sendo utilizada em condições reais de operação com mercadorias comerciais para terceiros. Ninguém fez isso antes na Europa. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a HAVI neste piloto”, acrescenta Peter Hafmar, chefe de soluções autônomas da Scania.

 

A HAVI é um parceiro natural da Scania neste projeto ousado. As duas empresas já estabeleceram um forte histórico de cooperação em várias iniciativas inovadoras em torno do transporte eletrificado, de acordo com seu compromisso compartilhado de descarbonizar o sistema de transporte e explorar inovações para melhorar a eficiência e a sustentabilidade das operações de transporte comercial.

 

“Construímos um forte entendimento por meio das iniciativas que já realizamos juntos e estamos muito felizes por estar em parceria neste último piloto, que acreditamos ser uma enorme promessa para nosso relacionamento futuro e para o futuro da cadeia de suprimentos. indústria como um todo”, diz Massimo D'Alessandro, Diretor de Sustentabilidade e Inovação da HAVI.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários