DAF
scanner01
IAA 2022

Mercedes apresenta elétrico eActros com autonomia de 500 km

O eActros LongHaul será o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado do início ao fim na linha de montagem da fábrica de caminhões de Wörth

20/09/2022 07h28Atualizado há 1 semana
Por: Romulo Felippe

 

A Daimler Truck revelou um protótipo conceitual do caminhão elétrico em uma coletiva de imprensa antes do IAA, na noite de domingo. O eActros LongHaul de produção em série tem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma única carga de bateria e é capaz de carregar megawatts. A preparação para a produção em série está prevista para 2024. Outra inovação da feira é o Mercedes-Benz eActros 300 elétrico à bateria em versão cavalo mecânico para transporte de distribuição de carga pesada flexível. Além disso, a Daimler Truck anunciou o Mercedes-Benz eAtego elétrico à bateria para o segmento Médio. Como outro destaque, a fabricante está apresentando no IAA o Next Generation eCanter, da FUSO, caminhão elétrico à bateria para serviço Leve – comemorando sua estreia europeia no IAA Transportation apenas duas semanas após sua estreia mundial.

 

Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO2 na operação de condução devem representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da UE30. A participação da Daimler Truck no IAA deste ano é a primeira como uma Empresa DAX independente.

 

Como unidade de negócios da Daimler Truck, a fabricante de ônibus líder mundial, a Daimler Buses, também estabeleceu a meta de um portfólio de veículos totalmente neutro em CO2. A Daimler Buses pretende oferecer modelos neutros em CO2 em todos os segmentos até 2030. Além do Mercedes-Benz eCitaro elétrico à bateria, que está em produção em série desde 2018, a Daimler Buses planeja lançar o primeiro ônibus intermunicipal totalmente elétrico a partir de 2025. O primeiro ônibus puramente elétrico seguirá a partir do final desta década. Na coletiva de imprensa na noite de domingo, a Daimler Buses apresentou a próxima geração dos ônibus Setra TopClass e ComfortClass com um conjunto de propulsão convencional eficiente como uma estreia mundial. Em termos de design, estes modelos apresentam a nova “face da família” e estabelecem padrões para sistemas de segurança e assistência com o Active Brake Assist 5 (ABA 5 - Assistente Ativo de Frenagem) de série e o Active Drive Assist 2 (ADA 2 - Assistente Ativo de Condução) opcional.

 

Segundo Martin Daum, CEO da Daimler Truck, "desde o último IAA, há quatro anos, avançamos a toda velocidade com a transição para o transporte neutro em CO2. Este ano, já contamos com oito veículos de produção em série totalmente elétricos à bateria em nosso portfólio. No entanto, não basta oferecer os veículos certos. Nossos clientes também precisam da infraestrutura adequada. Estamos trabalhando ativamente em uma ampla variedade de níveis. Para um crescimento rápido, é essencial que toda a indústria e os governos se unam.”

 

 O eActros LongHaul apresentado no IAA proporciona uma visualização prévia da linguagem de design do veículo de produção em série com seus contornos claros e uma faixa de luz LED na área dianteira. A Mercedes-Benz Trucks também anunciou informações adicionais sobre a série eActros LongHaul. Três conjuntos de baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos, como parte de um novo eixo eletrônico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência de pico de mais de 600 kW. Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões rígidas do eActros LongHaul logo no lançamento ao mercado. Isso oferecerá aos clientes vários outros usos possíveis para um transporte totalmente elétrico. Os Engenheiros de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros pesado convencional de longa distância comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros na estrada em um período de dez anos.

 

O eActros LongHaul será o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado do início ao fim na linha de montagem da fábrica de caminhões de Wörth. Isso inclui a instalação de todos os componentes elétricos e a colocação do veículo em operação no final da linha. Isso possibilita alta capacidade de produção e a produção totalmente em paralelo de caminhões convencionais e totalmente elétricos na mesma linha. Com o eActros 300/400 e o eEconic, por outro lado, a eletrificação ocorreu até agora em um processo separado no Future Truck Center (Centro de Caminhões do Futuro) em Wörth.

 

As baterias usadas no eActros LongHaul usam a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo, por uma longa vida útil e energia mais útil. As baterias do eActros LongHaul de produção em série poderão ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt. O núcleo do conceito da Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância com bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução holística que consiste em tecnologia veicular, serviços de consultoria, infraestrutura de recarga e serviços. O eActros LongHaul foi planejado para ser a escolha certa para os clientes em termos de lucratividade, sustentabilidade e confiabilidade. Os primeiros protótipos já estão passando por testes intensivos e o eActros LongHaul será testado em vias públicas ainda este ano. No próximo ano, protótipos bem próximos aos modelos de produção em série serão entregues a clientes para testes de uso “no mundo real”.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários