scanner01
FORTE E SILENCIOSO

Elétrico domina passagem de montanha mais desafiadora da Europa

Primeiro caminhão totalmente elétrico na Grossglockner High Alpine Road

12/07/2022 08h54Atualizado há 1 mês
Por: Romulo Felippe
41.791

 

Um Daf CF Electric de 26 toneladas tornou-se o primeiro caminhão totalmente elétrico a domar a passagem de montanha mais alta da Áustria - a Grossglockner High Alpine Road - de 48 quilômetros com 36 curvas fechadas e 12% de inclinação. A conquista prova que a condução com zero emissões também é perfeitamente possível em áreas montanhosas.

 

O Daf CF Electric está no mercado desde 2018 e está disponível como trator 4x2 e rígido 6x2. O veículo totalmente elétrico – cuja terceira geração já está na estrada – já está em uso, entre outros, na Holanda, Alemanha, Bélgica, Reino Unido e Hungria para várias aplicações, incluindo distribuição de supermercados, coleta de lixo e transporte de contêineres. Com planejamento inteligente e carregamento intermediário, os clientes podem dirigir até 500 km por dia com o CF Electric.

 

No entanto, alguns operadores de transporte em áreas montanhosas parecem ter dúvidas sobre o uso de veículos elétricos. O concessionário oficial Daf da Áustria Tschann decidiu que já era tempo de pôr fim a este cepticismo, com alguma ajuda da Daf Trucks. “Onde mais, a não ser na estrada de montanha mais desafiadora e bonita da Europa, você poderia provar a qualidade e a usabilidade do CF Electric?”, afirmou o diretor da Tschann, Enrico Simma.

 

O CF Electric com um GCW de 26 toneladas dirigiu de Salzburg até o sopé da Grossglockner High Alpine Road em autoestradas e estradas provinciais. De lá, um curso foi definido para o Kaiser-Franz-Josefs-Höhe, a linha de chegada da passagem de montanha sinuosa e espetacular. 

 

“Por mais deslumbrante que a vista seja ao longo do caminho, a rota de 48 quilômetros com 36 curvas fechadas e suas encostas íngremes de 12% continua sendo um desafio. É o teste definitivo para qualquer veículo - e o CF Electric passou com louvor! Esta é a prova de que o CF Electric pode ser usado em qualquer rota desde que haja uma boa infraestrutura de carregamento!", finaliza Simma.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários