scanner01
VOLVO, MB, TRATON...

Unidas, montadoras iniciam joint venture europeia de infraestrutura de carregamento

Projeto visa operar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho em rodovias da Europa

11/07/2022 10h42Atualizado há 1 mês
Por: Romulo Felippe
36.358

 

Hoje, a Daimler Truck, o TRATON GROUP e o Volvo Group concluíram a etapa final na formação da joint venture anunciada anteriormente para infraestrutura de carregamento na Europa. Espera-se que a nova joint venture, com Anja van Niersen como CEO nomeada, tenha um papel significativo no apoio ao Green Deal da União Europeia para transporte de carga neutro em carbono até 2050.

 

Conforme anunciado no ano passado, a joint venture (JV) planeja instalar e operar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho em e perto de rodovias, bem como em centros de logística em toda a Europa. As partes comprometem-se a investir 500 milhões de euros no total, o que se presume ser, de longe, o maior investimento em infraestruturas de carregamento na indústria europeia de camiões pesados ​​até à data.

 

A JV pretende assumir um papel catalisador como operador de ponto de carregamento (CPO) na cadeia de valor, instalando e gerenciando estações de carregamento para caminhões e ônibus pesados. Será uma entidade legal autônoma, operando sob sua própria identidade corporativa e com sede em Amsterdã, Holanda. Anja van Niersen, que assumirá o comando da nova empresa, trará consigo uma vasta experiência no setor da indústria de energia e carregamento, mais recentemente atuando como CEO e, posteriormente, como Presidente do Conselho de uma importante empresa europeia de carregamento de veículos elétricos. provedor de rede.

 

Com uma forte abordagem orientada para o cliente com foco nas necessidades específicas dos operadores de transporte, a JV fornecerá estações de carregamento de alto desempenho confiáveis ​​e acessíveis para todos os operadores de frotas de veículos pesados ​​elétricos a bateria.

 

Este pontapé inicial é um chamado à ação para todos os outros atores do setor, bem como governos e formuladores de políticas, para trabalharem juntos para uma rápida expansão da rede de carregamento necessária, além de investir em energia renovável para alcançar as metas climáticas da Europa. Como um sinal claro para todas as partes interessadas, a rede de carregamento iniciada pelas três partes será aberta e acessível a todos os veículos comerciais pesados ​​​​na Europa, independentemente da marca.

 

Martin Daum, CEO da Daimler Truck: “Estamos muito animados para lançar esta nova joint venture junto com nossos parceiros. É crucial que agora tomemos a iniciativa de construir a tão necessária rede de carregamento. Ainda assim, pedimos a toda a indústria que se junte ao nosso esforço. O número de pontos de carregamento deve aumentar significativamente o mais rápido possível para tornar o transporte elétrico de longa distância uma solução viável para nossos clientes.”

 

Christian Levin, CEO do TRATON GROUP: “Encontrar as melhores soluções para o desafio climático é nossa prioridade mais urgente como indústria e como TRATON GROUP. Quando falamos com os clientes sobre caminhões elétricos, eles sempre perguntam: onde podemos carregar? Para apoiar o mais rápido possível, estamos nos unindo e, a partir de hoje, iniciamos a rede de carregamento europeia. Com Anja van Niersen esta JV tem um CEO com grande experiência na criação de redes de carregamento. Anja e sua equipe apoiarão a importante jornada para permitir um maior progresso do transporte sustentável”.

 

Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo: “Este é um passo importante e esperado há muito tempo para alcançar a infraestrutura de carregamento necessária para a implantação e o sucesso de caminhões e ônibus elétricos de longa distância. Estamos fazendo o que seria impossível para um ator sozinho realizar - esta forte parceria é um marco significativo e um acelerador para o transporte neutro em carbono na Europa até 2050.”

 

A equipe JV trabalhará rapidamente para expandir as operações e a implantação da rede para fornecer carregamento público confiável e conveniente para veículos pesados. Como a demanda por caminhões e ônibus elétricos a bateria deve crescer rapidamente nos próximos anos, a equipe trabalhará de forma colaborativa entre os setores para projetar e construir soluções de carregamento que atendam às necessidades das empresas de transporte e motoristas.

 

A Daimler Truck, o TRATON GROUP e o Volvo Group terão participações iguais na JV, mas continuam sendo concorrentes em todas as outras áreas. Os três sócios assinaram o acordo de joint venture em dezembro de 2021. Desde então, foram obtidas as aprovações necessárias pelas autoridades responsáveis.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários