Scania produz motor a gáse biogás para geradores

54

A Scania, líder mundial em tecnologias para motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia, fornece ao mercado abrangentes linhas e serviços personalizados, para os mais diferentes usos. Preocupada em oferecer soluções sustentáveis e com alta performance, a mais recente inovação da Scania é o motor V8 de 16,4 litros, produzido especificamente para o uso de gás natural e agora a biogás para grupos geradores de energia. São propulsores mais sustentáveis, de baixo ruído, alta performance e menor custo operacional.

A troca de diesel por gás é uma solução sustentável que tem sido cada vez mais procurada tanto para o mercado automotivo como industrial. Com eficiência tecnológica e liderança no setor, a Scania apresenta uma linha de motores a gás que possui duas bases de sustentação: o uso de combustíveis alternativos e de eficiência de uso de energia.

“Hoje, a Scania tem uma preocupação estratégica neste segmento de motores a gás para grupos geradores. Estamos liderando em um setor que representa o futuro da indústria desse mercado. Em 2019, os pedidos já aumentaram aproximadamente 40%. Os motores apresentam o mesmo rendimento satisfatório dos similares movidos a diesel, mas com o importante componente de sustentabilidade e energia limpa. Com biogás, a redução de emissões de CO2 pode atingir até 90%”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia da Scania no Brasil. “Serão estes motores que ajudam e ajudarão as empresas a avançar para atingir, ainda mais rápido, as metas de redução mundial de CO2.”

Os motores de combustão interna a gás da Scania funcionam de acordo com o princípio Otto, com ignição a faísca. O motor pode ser usado com gás natural e biogás equipado com o sistema de baixa pressão e turbo intercooler (para uma alta eficiência), sem necessitar do uso do gás pressurizado.

Com o sistema de fabricação modular da Scania, o motor movido a gás compartilha de muitos componentes do motor V8 a diesel dos caminhões, que o torna ao mesmo tempo eficiente e de fácil manutenção e reparo. Isso também permite o uso da ferramenta padrão de diagnóstico da Scania para agilizar o atendimento.

Parceria sustentável e eficiente

A empresa Koala Energy, de Santa Catarina, é um exemplo de uso sustentável dos motores V8 Scania a gás para grupos geradores de energia. A empresa fabricava molduras de madeira e passou a utilizar os resíduos de sua cadeia produtiva para gerar biomassa, mais especificamente para fabricar paletes.

Após seu uso, os paletes de madeira são um combustível ecológico, com alto poder energético, emissão neutra de CO2, e são usados como combustível em lareiras, trocadores de calor, fornos, dentre outros.

Para melhorar a performance de produção, diminuir custos e contribuir decisivamente com o meio ambiente, a solução da Koala foi adquirir dois motores V8 a gás da Scania para a cadeia de fabricação dos paletes. A empresa foi a primeira a adquirir estes motores da marca sueca no Brasil.

“Nós já tínhamos motores Scania em outros geradores de energia. Mas, os V8 movidos a gás natural ofereceram uma redução significativa de 65% do custo operacional em comparação ao diesel. Além de nos propiciar ganhos de sustentabilidade em nosso próprio negócio, pois também são utilizados para cogeração de energia dentro da fábrica”, afirma Fabiano Castilho, engenheiro de projetos da Koala Energy.

“Usamos os dois motores para aproveitar ao máximo a energia gerada. Produzimos energia elétrica para a fábrica e ainda usamos os gases de escape como sistema de ventilação dos radiadores, para fazer a secagem da madeira no processo de produção dos paletes”, explica Castilho.

Assim, a Koala transformou-se em um grande exemplo de cogeração e eficiência no uso de motores a gás. O resultado é que o fluxo de produção da empresa será cada vez mais sustentável, beneficiando o negócio, os clientes e o meio ambiente.

A operação (24 horas por dia, sete dias na semana, 365 dias no ano) entrega 200 contêineres de paletes por mês para países como Reino Unido, Itália e Alemanha, num total de 6 mil toneladas.



A Editora Viver! publica, entre outras, as Revistas Caminhões e Viver!. É uma empresa especializada em publicações segmentadas. Possuí equipe própria de jornalistas e correspondentes pelo Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *