Oswaldo: “em 2017 iniciaremos a retomada da nossa indústria”

738

 

Desde junho do ano passado a frente da gerência geral de vendas, marketing e serviços de caminhões da Ford, Oswaldo Ramos fala com exclusividade para a Revista Caminhões sobre o segredo do sucesso da Linha cargo, mercado, crise econômica, tecnologia embarcada, entre outros temas. Confira.

A Ford sempre foi uma das montadoras favoritas dos caminhoneiros autônomos. Hoje o cenário mostra que frotistas também têm aderido cada vez mais os caminhões da marca. A que você credita essa aceitação e o que isso significa para a montadora?

A preferência dos frotistas pelos produtos da Ford Caminhões é fruto de nosso intenso trabalho em oferecer não apenas um veículo moderno, confiável e robusto, mas também uma solução completa de pós-venda que ofereça maior produtividade e rentabilidade ao cliente.

Além de termos lançado novos produtos, com melhorias tecnológicas desejadas pelos grandes empresários – como a transmissão automatizada –, temos trabalhado muito para disponibilizar um pacote de serviços completo e rentável, como o Contrato de Manutenção Ford Service e o sistema de telemetria e monitoramento FordTrac. Ainda, temos concentrado nossos esforços para criarmos um forte vínculo de relacionamento com nossos clientes, pois é imprescindível que a marca esteja sempre presente durante toda a jornada do consumidor.

A Ford é uma das montadoras que mesmo em momentos de crise econômica mais tem obtido crescimento de mercado. Que estratégias a empresa tem adotado para esse feito?

Possuímos um portfólio de produtos completo, com 27 modelos em todos os segmentos de mercado adequados para cada tipo de operação e consagrados pela sua resistência e durabilidade, atributos que são muito valorizados pelos clientes. Temos a Série-F, uma linha única no mercado que possui grande tradição no mundo do agronegócio, setor da economia que, mesmo durante a crise, demonstrou um expressivo crescimento. Além disso, temos também a Linha Cargo, que a cada ano vem crescendo e trazendo novas opções e configurações para nossos clientes.

Como tem sido a aceitação da linha Cargo extrapesada por parte dos frotistas?

O mercado tem reconhecido o Cargo Extrapesado pela sua performance e economia. Os Cargo 2042 4×2 e 2842 6×2 são veículos com grande tecnologia embarcada e baixos custos operacionais, principalmente em relação ao consumo de combustível. Lançamos a linha na Argentina no ano passado e o produto também foi muito bem aceito pelos frotistas de lá, comprovando sua qualidade para os mais diversos tipos de operação.

E os caminhões com o câmbio automatizado Torqshift. Qual foi a percepção dos frotistas e caminhoneiros com esse novo sistema?

Frotistas e caminhoneiros ficaram muito contentes com o desempenho dos caminhões automatizados da Linha Cargo Torqshift que rapidamente atingiu mais de 50% de nossas vendas no segmento, superior a nossa previsão inicial de 35%. Os principais atributos elogiados por nossos clientes são à força do conjunto motriz, a economia de combustível, os baixos custos de manutenção, a suavidade nas trocas de marcha e o conforto ao dirigir.

Por ter sido desenvolvida em conjunto com a Eaton e Cummins,  a transmissão automatizada que equipa a Linha Cargo Torqshift está em perfeita sintonia com o motor, garantindo um funcionamento extremamente suave e que extrai o melhor rendimento do conjunto. Além disso, inúmeras funcionalidades tecnológicas foram desenvolvidas, objetivando a segurança e o conforto do motorista, como a função HLA (Hill Launch Assist), que segura o caminhão quando parado em uma subida; o piloto automático inteligente, que mantém a velocidade do veículo sempre constante, independentemente da topografia; a função LOW, que otimiza o desempenho do freio-motor; e a função Kickdown, que efetua as trocas de marcha para o máximo desempenho de aceleração.

Como você analisa a linha Cargo, uma das mais renomadas do mercado brasileiro?

No mercado de caminhões, a história de um produto é extremamente importante, e isso leva muito tempo para ser construído. O consumidor apenas confia em marcas que provem a sua qualidade através do tempo e, desde 1985, a Linha Cargo tem provado no mercado a sua reputação de força, robustez e resistência.

Mas também não é apenas de história que vive um produto. Em 2011 implementamos melhorias expressivas com o lançamento da nova cabine, mais moderna, espaçosa e confortável, sempre com a consolidada parceria com a Cummins, fabricante de motores com enorme tradição no mercado. E em 2016, lançamos a Linha Cargo Torqshift de caminhões com transmissão automatizada, elevando o nível de produtividade e economia dos nossos modelos, e consolidando ainda mais a forte reputação que a Linha Cargo tem construído há mais de 30 anos no Brasil.

Você assumiu a gerência de marketing e vendas de caminhões no meio do ano passado. Quais foram suas primeiras estratégias à frente da nova função e quais às próximas?

A estratégia no segundo semestre de 2016 foi de sanear os estoques da rede, reduzindo volume e eliminando unidades muito antigas. Precisamos de uma Rede de Distribuição forte para atender o nosso cliente, esta é a prioridade. Para 2017 o foco será maximizar os negócios da Rede de Distribuição verificando todas as oportunidades de acordo com a demanda dos clientes. Desta forma o foco não será somente em venda de caminhões novos, mas principalmente no pós vendas, no negócio de caminhões usados e nos produtos agregados como o nosso rastreador FordTrac e os contratos de manutenção FordService.

O Brasil está em meio a uma grave crise econômica. Como a Ford tem enfrentado este momento desfavorável e quais as estratégias para superá-lo?

Focamos nossas forças e investimento em oferecer ao mercado serviços e produtos de qualidade, independente do momento da economia. Nosso foco é baseado em três grandes pilares: serviços, relacionamento e produtos. Acreditamos que essa estratégia nos mantém próximos do nosso cliente no que ele mais precisa e prepara a empresa para qualquer realidade de mercado.

O que esperar de 2017?

Acreditamos que em 2017 teremos o início da retomada da indústria de caminhões, que segue a previsão de investimentos no Brasil. Entendemos que essa é a métrica de maior sinergia com o mercado de caminhões, e essas previsões nos fazem acreditar em um ano de 2017 positivo.

Em que segmentos a Ford aposta para que a retomada de crescimento ocorra?

Além do agronegócio, que impacta diretamente no segmento de pesados e extrapesados, acreditamos que, com a retomada dos investimentos em infraestrutura, os segmentos de veículos voltados para a distribuição urbana e coleta de resíduos sejam também bastante impulsionados com a retomada de crescimento da economia.

Podemos esperar novos produtos para esse ano?

A Ford Caminhões não divulga plano de lançamentos futuros, mas podemos garantir que a empresa está atenta às novas demandas do mercado, para desenvolver produtos que atendam às essas novas necessidades.

Gostaria que deixasse uma mensagem para o transportador brasileiro…  

Já passamos por vários ciclos da economia. Independente do momento, os transportadores sabem administrar muito bem o seu negócio e sabem que precisam buscar a máxima eficiência nos seus processos. Contem com a Ford Caminhões como um parceiro neste momento, não só para obter o produto que melhor se adéqua ao seu negócio, mas também como fonte de serviços de manutenção, de telemetria e soluções financeiras.

Perfil

Oswaldo de Paula Ramos Júnior é o gerente geral de vendas, marketing e serviços de caminhões da Ford, empresa na qual atua há mais de 27 anos. Formou-se em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1989, mesmo ano de seu ingresso na empresa, e MBA pela Universidade de Michigan em 2002.

Em seus anos de Ford, Oswaldo passou pelas áreas de manufatura, gerenciamento de lançamentos, engenharia de produto, serviço ao cliente, marketing de produto e gerencia regional de vendas. Nos últimos oito anos foi gerente nacional de vendas e gerente geral de marketing Brasil. È gerente geral de vendas, marketing e serviços de caminhões desde junho de 2016.

 

 

 



A Editora Viver! publica, entre outras, as Revistas Caminhões e Viver!. É uma empresa especializada em publicações segmentadas. Possuí equipe própria de jornalistas e correspondentes pelo Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *