Novo Mercedes Actros chegará mais econômico e mais seguro

706

Apostando alto novamente em tecnologias embarcadas e no segmento de extrapesados, a Mercedes-Benz apresentou ao mercado brasileiro o Novo Actros. Com o lançamento, a montadora traz para o país novas e inéditas tecnologias de segurança ativa como a 5ª e atual geração do assistente ativo de frenagem (ABA 5), o assistente de ponto cego, o assistente de fadiga e o programa eletrônico de estabilidade (ESP). A esses sistemas juntam-se os já disponíveis controle de proximidade e assistente de faixa de rolagem, tornando o Actros, conforme a marca, o caminhão mais seguro do Brasil.

Mas a grande inovação do Novo Actros é a inédita cabine, que foi desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. O seu design é mais aerodinâmico, contribuindo para redução de consumo de combustível em até 12%.

Com previsão de chegada ao mercado tupiniquim a partir de 2020, a linha Actros será formada por três novos modelos rodoviários: os cavalos mecânicos 2045 4×2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4. Além desses modelos, o cliente terá também a opção do Actros 2651 6×4. O consagrado motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv, juntando-se ao motor de 510 cv.

De acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e

ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o novo extrapesado é um caminhão que usa seus diversos sistemas inteligentes para potencializar a condução do veículo e a operação de transporte, visando economia e produtividade.

“Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos, o Novo Actros entregará ao cliente até 12% de redução no consumo de combustível. Além disso, o veículo tem economia de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano. Com maiores intervalos de manutenção, lubrificantes de alta performance e novas tecnologias, o Actros terá 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e o tempo de revisão será otimizado em até 15%. Outra vantagem é que o Novo Actros está até 400 kg mais leve em comparação com a linha atual, o que garante mais produtividade ao cliente”.

Entre as inovadoras tecnologias voltadas à economia no consumo destacam-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma adequada e econômica.

O piloto automático preditivo inova também no quesito segurança. “Esse sistema possibilita que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante”, informa Roberto Leoncini. “Este é um ganho fantástico para o condutor. É como num avião. Ele põe o caminhão no piloto automático e fica no comando das tecnologias. É a relação homem e máquina usada para maximizar toda a eficiência na condução do veículo”, completa.

A nova cabine ampliou também o espaço interno para o motorista e acompanhante, garantindo um excelente padrão de conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. Outro destaque é a altura interna, que chega a 1,84 metros, facilitando a movimentação.

“Quando entrar na cabine do Novo Actros, o motorista vai se surpreender. Desenhamos uma nova cabine de caminhão totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”, completa Leoncini.

No caso dos dois painéis interativos, para caminhões, são exclusividade da marca no país. A maioria das funções pode ser controlada confortavelmente a partir dessas telas, o que reforça a imagem da marca como inovadora e conectada, além de refletir a realidade do motorista pluglado e conectado.

Para Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, a chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados.

“Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca. Com o Novo Actros, garanto que vamos marcar a evolução do transporte rodoviário de cargas desse país, porque nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão. Transformamos o Actros em uma solução completa de transporte para os nossos clientes” diz Schiemer.

Segundo o executivo, o Novo Actros traduz a inovação que as estradas pediram. “Ou seja, os nossos clientes novamente vão se ver no Actros, que atende demandas de frotistas, autônomos e motoristas captadas ao longo dos últimos anos por meio do compromisso As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.

Ainda segundo o presidente, o Novo Actros será o único caminhão de série no mercado brasileiro que freia sozinho. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”. Reportagem completa na edição de outubro da Revista Caminhões!



A Editora Viver! publica, entre outras, as Revistas Caminhões e Viver!. É uma empresa especializada em publicações segmentadas. Possuí equipe própria de jornalistas e correspondentes pelo Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *