Nova Sprinter ganha tecnologias e se torna ainda mais segura

489

A Mercedes-Benz apresentou a nova linha Sprinter. Robusta, inteligente, interativa e inovadora, a nova Sprinter começará a ser comercializada no Brasil até o final deste ano. Ela traz muitas novidades tecnológicas inéditas no país, como os inéditos e exclusivos Assistente Ativo de Frenagem (ABA) e Assistente de Fadiga, além do Assistente de Subida em Rampa. O consagrado motor OM 651 CDI da van oferece outras vantagens aos clientes, com nova parametrização eletrônica que resultou em mais potência e torque.

Com maiores potências, a Sprinter ganhou novos modelos para sua linha de vans de passageiros, furgões e chassis com cabina para transporte de carga: 314 CDI Street (motor de 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm), 416 CDI e 516 CDI (motor de 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm). A versão 416 CDI traz mais uma importante vantagem para os clientes: seu PBT chega agora a 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais em relação ao atual 415, aumentando assim a capacidade de carga líquida do veículo.

O lançamento dá também um salto de qualidade e eficiência na interação do motorista com o veículo. A grande novidade é a introdução do exclusivo sistema multimídia MBUX com tela touch screen, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres, entrada USB e câmera de ré na tela multimídia. Esse item opcional oferece mais praticidade para o dia a dia do motorista, além de conforto, segurança e produtividade.

Em termos de conforto, a nova Sprinter vai além. Seu cockpit é similar ao de um automóvel, com alto padrão de ergonomia e bem-estar a bordo. Nesse quesito, a marca inova com exclusivos recursos, como a direção elétrica e o Keyless Start, acionamento do motor sem o uso da chave. O volante também é semelhante ao de um carro de passeio, com design moderno e acabamento refinado, como, aliás, de todo o painel e dos novos bancos, ainda mais confortáveis.

O design externo da Sprinter está cada vez mais moderno e reforça seu clássico perfil, destacando-se por suas linhas harmônicas, pela estrela de grandes proporções no centro da grade frontal e por suas linhas aerodinâmicas aprimoradas, o que resulta em melhor coeficiente de resistência, impactando em menor consumo de combustível.

“Cada vez mais, a Sprinter se consolida no nosso país pela numerosa oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing vans da Mercedes-Benz do Brasil.

No caso do Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas, à medida em que a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão.

Se o motorista não reage aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário.

Já o Assistente de Fadiga (Attention Assist), outra tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, é um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa.

 O sistema pode ser desativado, voltando a se ativar novamente assim que o motorista desliga e liga o motor. Fica ativo aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h. O Assistente de Fadiga oferece assim mais conforto e segurança para o motorista, especialmente quando ele percorre longas distâncias ou dirige à noite.

Outra novidade é o Assistente de Subida em Rampa, que garante conforto e segurança

para maior conforto de dirigibilidade. Essa tecnologia auxilia o condutor nas partidas em aclives. A Sprinter permanece com o sistema de freio acionado por até 3 segundos até que se acelere o veículo. Isso traz mais segurança para o motorista e para os demais veículos que estão atrás. Outra grande vantagem é a redução no consumo de embreagem e de combustível.

 Câmera de ré

 Novidade para vans e furgões da nova Linha Sprinter. Disponível para a configuração com display MBUX, a câmera de ré traz mais conforto e praticidade para o motorista nas manobras. Isso resulta em mais proteção contra pequenas batidas, preservando o veículo, outros carros e objetos.



A Editora Viver! publica, entre outras, as Revistas Caminhões e Viver!. É uma empresa especializada em publicações segmentadas. Possuí equipe própria de jornalistas e correspondentes pelo Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *