MB projeta crescimento de 18% no mercado de caminhões em 2020

94

A Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no Brasil em 2019 ao licenciar 29.950 unidades, o que significa um crescimento de 42% sobre os 21.150 de 2018. Esse resultado garantiu à empresa a liderança com quase 30% de participação no mercado, cujo volume total no país foi de 101.330 caminhões (acima de 3,5 toneladas) e aumento de 33% em comparação a 2018. A marca alemã liderou pela quarta vez seguida o volume de vendas de caminhões no Brasil.
A empresa acredita que as vendas totais de caminhões no Brasil deverão se aproximar de 120 mil unidades este ano, 18% a mais em relação às 101.334 de 2019. As principais demandas virão do agronegócio, varejo, logística, bebidas, mineração, transporte de combustíveis e produtos químicos e, como novidade, da construção civil, que nos últimos anos teve baixa demanda.
“Nosso desafio é manter a liderança nas vendas de caminhões, repetida pelo quarto ano consecutivo em 2019, e acompanhar as vendas mais diluídas entre os segmentos de leves e médios”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
O executivo informou que nos últimos anos a montadora aumentou a sua liderança, pois estão fazendo a lição de casa. “Continuamos ouvindo os clientes de todos os cantos do Brasil, buscando entender cada vez mais o que eles demandam em nossos veículos e serviços”, afirma. “Isso ocorreu, por exemplo, com o transporte de grãos, cana-de-açúcar, mineração, bebidas e comércio eletrônico, atividades que puxaram as vendas em 2019”, completou.
“Para esse ano acreditamos que as renovações de frota acontecerão numa velocidade maior e num tempo menor, o que manterá as vendas de caminhões aquecidas no país. Além dos segmentos citados, que continuarão em alta, notamos sinais de aquecimento na construção civil, obras de infraestrutura, cargas industriais, consumo das famílias e distribuição urbana”, destaca o presidente.
“É por isso que temos de acompanhar atentamente e entender o que está acontecendo no mercado. Como marca líder, temos de ter as soluções para as atuais e as novas demandas dos clientes”.
A Mercedes-Benz começou 2020 com uma grande conquista: em apenas três meses após o início das vendas do Novo Actros, a empresa já tem cerca de 500 unidades negociadas do caminhão, segundo a empresa, mais inteligente, conectado e eficiente do Brasil, além de ser o primeiro digital do mercado. As entregas aos clientes ocorrerão a partir de abril.
“Desses 500 Novos Actros, adianto que 150 caminhões são equipados com MirrorCam, nosso exclusivo sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais, uma grande novidade tecnológica que trouxemos para o mercado brasileiro”, diz Schiemer.
“Nossa expectativa era muito positiva quanto à aceitação do Novo Actros pelos clientes, mas chegar a 500 unidades negociadas em 90 dias é motivo de muita satisfação. A forte procura por esse modelo top de linha reforça a nossa crença no sucesso desse caminhão totalmente inovador no Brasil”.
Segundo o executivo, o Novo Actros chega ao mercado em momento mais positivo para a economia. “Acreditamos num volume maior de renovações e ampliações de frotas, tanto de caminhões como de ônibus, e numa velocidade ainda maior em 2020”.
“A inflação está sob controle, às taxas de juros estão em um nível mais baixo e as reformas estão em andamento. Ou seja, a conjuntura é favorável para que o Brasil acelere seu crescimento, como tanto esperamos, e o aumento nas vendas é um sinal significativo dessa retomada”.
Para os negócios de ônibus, a expectativa é que o mercado brasileiro alcance 23 mil unidades em 2020, de acordo com a Anfavea. Esse total corresponde a aproximadamente 10% de crescimento sobre os 20.741 emplacamentos do ano passado. “As renovações de frota de ônibus urbanos e as aquisições para o programa Caminho da Escola, que foram muito expressivas em 2019, deverão perder fôlego em função das eleições municipais. Porém, outros segmentos, como rodoviários, urbanos e micros, mostram potencial de vendas. Nosso objetivo é manter a tradicional liderança da Mercedes-Benz”, diz Schiemer.
Na visão do executivo ouvir o cliente é o principal ingrediente da receita de sucesso da marca no mercado brasileiro. “E nós temos mais temperos para acrescentar. Em 2020, iremos lançar dois modelos de caminhões e um ônibus, além de novos serviços e tecnologias inéditas. Ou seja, não paramos de trazer novidades para o mercado, porque os transportadores de cargas e passageiros sempre nos trazem novas solicitações, que buscamos atender de forma eficiente e rápida”, afirma Schiemer.



A Editora Viver! publica, entre outras, as Revistas Caminhões e Viver!. É uma empresa especializada em publicações segmentadas. Possuí equipe própria de jornalistas e correspondentes pelo Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *