D´Granel diversifica em busca de grande expansão

2777

Atuando no segmento de transportes a granel há mais de 30 anos, a D’Granel é conhecida por ter a maior frota de carretas basculantes de Minas Gerais e de ter como premissa de trabalho a valorização contínua de seus parceiros, clientes e colaboradores.

Transportando cargas especiais monitoradas como ferro, nióbio e níquel, concentrado de cobre, ferro gusa, cal virgem, minério de ferro, carvão coque, calcário, dentre outras cargas a granel, a empresa diversificou para crescer.

“Nós atuamos no segmento de carretas silo e carretas carga seca, mas nosso negócio é focado principalmente no segmento de carretas basculantes. Mas não podemos nos dar ao luxo de atuar em apenas um setor, por isso, estamos atentos em todas as oportunidades no mercado e não descartamos atuar ainda em outros segmentos”, diz David Lopes, gerente administrativo da D’Granel.

E segundo o gerente, o principal foco da transportadora é proporcionar soluções criativas e inovadoras no transporte rodoviário de cargas, entendendo as necessidades dos clientes, colaboradores e atendendo-os satisfatoriamente.

Conforme David, a empresa iniciou sua trajetória três décadas atrás transportando brita e areia para depósitos de materiais de construção e consumidores finais. “Nosso fundador e presidente (Jaci Morais) observou que havia muito espaço para a profissionalização deste tipo de transporte. Daí atuar nesta área, em especial, de granéis sólidos”.

Das cargas que a D’Granel transporta ligas especiais e materiais de alto valor agregado,  devido ao alto risco de roubo e alto custo de gestão de segurança do processo, são as mais complexas.

O quesito condução segura também não é esquecido pela transportadora. Todos os motoristas da empresa passam por treinamentos e provas teóricas e práticas antes de atuar na direção. Em média hoje um motorista leva 30 dias entre a sua admissão e a sua primeira viagem, período este dedicado a treinamentos e conhecimento da cultura da D’Granel.

A empresa possui quase 500 conjuntos de veículos próprios e conta com serviço de terceiros em seu transporte que inclui rotas longas cortando quase todo o Brasil. Tendo como principais clientes empresas das áreas de siderurgia, mineração, celulose, produtoras de cimento e ligas especiais, a D’Granel possuí pontos de apoio em quase todos os estados brasileiros e filiais em Belo Horizonte e Goiás. A transportadora estuda abertura de mais duas ou três filiais em breve, mas não adiantou os locais.

Como toda empresa nacional, a D’Granel tem adotado estratégias para enfrentar a crise econômica no Brasil. “Nosso negócio foi fortemente afetado pelo cenário econômico ruim, mas estamos fazendo nosso dever de casa buscando sempre o corte de custos, mas nunca abrindo mão da qualidade de atendimento aos nossos clientes. Temos parcerias duradouras e nossos parceiros reconhecem o valor na nossa prestação de serviços com excelência. Não à toa carregamos junto de nossa logomarca: Sinônimo de Transporte”, relata o gerente administrativo.

“E mais, para sobreviver e se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo pensar com estratégia é fundamental. Buscamos também conhecer a fundo o mercado e suas breves tendências, ter um custo operacional bem administrado e atender com excelência”, completa o executivo.

Entre os centenas de motoristas da D’Granel está Paulo Roberto Tariano, de 51 anos. Ele cruza o Brasil transportando diversas cargas a granel. Quando desta reportagem havia acabado de carregar seu caminhão (um Ford Cargo 2842) com quase 35 toneladas de carvão no porto de Vila Velha, no Espírito Santo. O destino: Barro Alto, em Goiás, num percurso de cerca de 2,6 mil quilômetros.

Paulo conta que no Centro Oeste depois de descarregar seu próximo destino é São Paulo, provavelmente carregado com carga de minério ou níquel. Com três anos na empresa, o condutor há seis meses dirige o Cargo 2842, ao qual considera um veículo confortável e econômico. “É um excelente caminhão. Um dos melhores que já dirigi. O câmbio automatizado sincroniza muito bem as marchas”, diz o motorista.

A D’Granel adquiriu recentemente 18 modelos Ford Cargo para sua frota. A intenção da transportadora é, aos poucos, ir renovando a frota com caminhões da marca norte americana.



A Editora Viver! publica, entre outras, as Revistas Caminhões e Viver!. É uma empresa especializada em publicações segmentadas. Possuí equipe própria de jornalistas e correspondentes pelo Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *